Unanimidade no Plano Estratégico da Capital Verde Europeia 2026
Foi umas das propostas inscritas na reunião municipal da passada segunda-feira, e reuniu consenso na votação.
![© CMG](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2025/02/camara-guimaraes-7.jpg)
O Plano Estratégico – Guimarães Capital Verde Europeia (CVE) 2026 trata-se de um documento que tem como objetivo apresentar a visão do Município de Guimarães para o próximo ano. Importante para que Guimarães apresente à Comissão Europeia o seu modelo de governança, bem como o Plano de Comunicação, de Envolvimento e de Ações e Eventos para a Capital Verde Europeia 2026.
Paralelamente, Guimarães vai assumir a responsabilidade de integrar a direção da Rede de Capitais Verdes Europeias, “reforçando o seu papel como referência na sustentabilidade e inovação ambiental”, diz a autarquia. O Plano Estratégico foi votado por unanimidade. Na prática Guimarães tem de definir e submeter à Comissão Europeia o Modelo de Governança da Capital Verde Europeia 2026, assim como elaborar e apresentar uma proposta de agenda e de ações, assinar a Carta de Compromisso com a Comissão Europeia, formalizando a organização da CVE e estabelecendo os eventos internacionais obrigatórios. Deve também promover a sua participação nas iniciativas e eventos programados, redigir e submeter à Comissão Europeia, Relatórios de Impacto, bem como Relatórios Intermédios e o Relatório Final, garantindo um acompanhamento rigoroso das ações implementadas.
Este ano será de preparação intensiva. O próximo será de “celebração de Guimarães como “Cidade de um Planeta / One Planet City”, com uma programação integrada que evidencie o compromisso com a sustentabilidade e a ação climática”, refere a autarquia.
A Unidade de Missão-CVE2026 será composta por uma Direção Executiva, três comissões (Comissão de Honra, Comissão Científica, Comissão da Comunidade e Comissão de Acompanhamento), uma equipa de comunicação e uma equipa financeira.
Domingos Bragança vai liderar a Direção Executiva da CVE e Ricardo Araújo, vereador do PSD quis saber porquê, até porque a pasta da candidatura esteve entregue a Adelina Pinto, vice-presidente da autarquia. Disse o presidente da Câmara que, desta forma, o caminho está facilitado para o seu sucessor, que será eleito nas Autárquicas do outono. “Assumo a Direção Executiva com a condição de que possa ser assumida por outro presidente da Câmara. Quando for eleito, ele poderá organizar como quiser”, justificou.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 11, 2025
Mais Guimarães, o semanário digital vimaranense. Tem tudo o que precisa de saber, e está à distância de um simples clique. Independência, rigor e pluralidade.
Fevereiro 11, 2025
Está de volta o Honda Dream Days. Nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, os concessionários M. & Costas Power voltam a abrir as suas portas a oportunidades únicas em toda a gama eletrificada Honda.
Fevereiro 11, 2025
A 14ª edição do GUIdance prossegue, em Guimarães, com grandes nomes da dança contemporânea.