Unanimidade no Plano Estratégico da Capital Verde Europeia 2026

Foi umas das propostas inscritas na reunião municipal da passada segunda-feira, e reuniu consenso na votação.

© CMG

O Plano Estratégico – Guimarães Capital Verde Europeia (CVE) 2026 trata-se de um documento que tem como objetivo apresentar a visão do Município de Guimarães para o próximo ano. Importante para que Guimarães apresente à Comissão Europeia o seu modelo de governança, bem como o Plano de Comunicação, de Envolvimento e de Ações e Eventos para a Capital Verde Europeia 2026.

Paralelamente, Guimarães vai assumir a responsabilidade de integrar a direção da Rede de Capitais Verdes Europeias, “reforçando o seu papel como referência na sustentabilidade e inovação ambiental”, diz a autarquia. O Plano Estratégico foi votado por unanimidade. Na prática Guimarães tem de definir e submeter à Comissão Europeia o Modelo de Governança da Capital Verde Europeia 2026, assim como elaborar e apresentar uma proposta de agenda e de ações, assinar a Carta de Compromisso com a Comissão Europeia, formalizando a organização da CVE e estabelecendo os eventos internacionais obrigatórios. Deve também promover a sua participação nas iniciativas e eventos programados, redigir e submeter à Comissão Europeia, Relatórios de Impacto, bem como Relatórios Intermédios e o Relatório Final, garantindo um acompanhamento rigoroso das ações implementadas.

Este ano será de preparação intensiva. O próximo será de “celebração de Guimarães como “Cidade de um Planeta / One Planet City”, com uma programação integrada que evidencie o compromisso com a sustentabilidade e a ação climática”, refere a autarquia.

A Unidade de Missão-CVE2026 será composta por uma Direção Executiva, três comissões (Comissão de Honra, Comissão Científica, Comissão da Comunidade e Comissão de Acompanhamento), uma equipa de comunicação e uma equipa financeira.

Domingos Bragança vai liderar a Direção Executiva da CVE e Ricardo Araújo, vereador do PSD quis saber porquê, até porque a pasta da candidatura esteve entregue a Adelina Pinto, vice-presidente da autarquia. Disse o presidente da Câmara que, desta forma, o caminho está facilitado para o seu sucessor, que será eleito nas Autárquicas do outono. “Assumo a Direção Executiva com a condição de que possa ser assumida por outro presidente da Câmara. Quando for eleito, ele poderá organizar como quiser”, justificou.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES