Unidade das Nações Unidas em Guimarães comemorou 10.º aniversário

A UNU-EGOV - Unidade Operacional das Nações Unidas para a Governança Eletrónica está há uma década na cidade berço, data que foi celebrada com uma cerimónia na passada quinta-feira, dia 23 de maio.

© CMG

Na sessão, que teve lugar no Centro Cultural Vila Flor, a diretora da UNU-EGOV, Delfina Soares, anunciou a criação de um comité consultivo, divisão que “permitirá obter recomendações e orientações para que o trabalho desempenhado pela unidade possa ser o mais consequente e atual possível”, explicou a dirigente. Além disso, não esqueceu o trajeto percorrido durante a última década.

As comemorações de dez anos de a unidade das Nações Unidas em Guimarães contou com a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que enalteceu o papel da instituição para Portugal e para a região e destacou a importância da literacia digital para o desenvolvimento constante da sociedade, bem como no desenvolvimento de países menos desenvolvidos. Todavia, o governante tem consciência “que há muito caminho a fazer nas questões do acesso à tecnologia em todo o mundo.”

Com um mundo atual marcado pelo desenvolvimento tecnológico, o subsecretário Geral das Nações Unidas e reitor da UNU dedicou-se, durante a sua intervenção, a debater sobre os perigos e as vantagens da utilização da inteligência artificial. Todavia, não deixou de felicitar e parabenizar a unidade situada na zona de Couros, agora incluída como Património Mundial da UNESCO.

Na representação do município de Guimarães, Paulo Lopes Silva, vereador na Câmara Municipal, assumiu o compromisso para com a ampliação das instalações da UNU-EGOV e no apoio à unidade, para promover “condições infraestruturais para que possa vir a ser classificada como Instituto das Nações Unidas.

A celebração de uma década da unidade em Guimarães também contou com a presença de Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, e na Lemos Gomes, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES