“Unidos contra o desperdício”

Hoje, dia 29 de setembro, nasce oficialmente o “Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar”.

“Unidos contra o desperdício” é um movimento cívico e nacional, congregador e agregador, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar, reforçando a importância de cada cidadão nesta luta.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), todos os anos um terço da produção alimentar é desperdiçada no mundo. Este movimento tem como objetivo chamar a atenção para esta problemática a nível mundial e propõe desenvolver um conjunto de ações ao longo do ano, com o apoio dos seus fundadores.

Em comunicado do movimento enviado às redações, é referido que um terço da comida que se produz está condenada ao desperdício e 17% da comida é deitada fora ainda antes de chegar aos consumidores. O desperdício de alimentos é responsável pela emissão de gases de efeito de estufa equivalente à rede global dos transportes terrestres, contribuindo para o aquecimento global.

Ainda segundo o mesmo comunicado em Portugal, embora não existam dados oficiais, estima-se que 1 milhão de toneladas de alimentos são deitados para o lixo, que dariam para alimentar as 360 mil pessoas com carências alimentares no nosso país, o que levou aliás à publicação de um conjunto de medidas no âmbito da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?