Universidade do Minho celebra 49 anos com olhos postos no meio século
Marcelo Rebelo de Sousa no concerto do dia 17 e Augusto Santos Silva na sessão solene do dia 18, que inclui o anúncio do programa dos 50 anos.

uminho-Barra-+G-10-anos
A Universidade do Minho realiza a cerimónia do seu 49.º aniversário a 18 de fevereiro, pelas 10h30, no salão medieval da Reitoria, no largo do Paço, em Braga.

No sábado, decorrerá a sessão solene que contará com intervenções do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, da presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da presidente da Associação Académica (AAUMinho), Margarida Isaías. O programa e a imagem dos 50 anos da UMinho vão ser também apresentados pelo presidente da respetiva comissão organizadora, João Cardoso Rosas.
A cerimónia inclui ainda o cortejo académico, vídeos institucionais, a entrega de diplomas e prémios de mérito, bem como o título de professor emérito a Viriato Capela e Manuel Pinto. Os momentos musicais cabem ao Coro Académico da UMinho.
O evento poderá ser acompanhado no YouTube da UMinho.
Concertos em Guimarães e Braga
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar no concerto inaugural das celebrações, agendado para a véspera, dia 17, às 21h30, na igreja de São Francisco, em Guimarães.
O reportório prevê as obras “Egmont”, de Beethoven, e “Gloria”, de Poulenc, interpretadas por Dora Rodrigues (soprano), Vítor Moura (narrador), Vítor Lima (diretor do coro), o Coro do Departamento de Música da UMinho, o VianaVocale – Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e a Orquestra Académica da UMinho. A direção cabe ao maestro Vítor Matos.
O espetáculo tem o apoio da Caixa Geral de Depósitos e repete-se na noite seguinte, dia 18, às 21h30, no salão medieval da Reitoria da UMinho, em Braga.





