CarClasse
CarClasse
Universidade do Minho celebra cinco décadas este sábado

A instituição minhota que tem campus em Azurém, Guimarães, e Braga, chega à marca das cinco décadas este sábado, dia 17 de fevereiro. As celebrações arrancam já esta sexta-feira com um concerto no Centro Cultural Vila Flor.

© Direitos Reservados

De forma a dar início à comemoração dos 50 anos da academia, o Centro Cultural Vila Flor acolhe, pelas 22h00 desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro o concerto da “9ª Sinfonia” de Beethoven. O momento musical será interpretado pela Orquestra da UMinho e pelos coros do Departamento de Música da UMinho e VianaVocale, sob a direção de Vítor Matos e Vítor Lima. O espetáculo repete-se na noite seguinte, no Theatro Circo, em Braga.

A cerimónia das celebrações dos 50 anos realiza-se este sábado, dia 17 de fevereiro, pelas 10h30, no salão medieval da Reitoria, em Braga.

A sessão contará com as intervenções de Rui Vieira de Castro, reitor da instituição, Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral, João Cardoso Rosas, presidente da Comissão Comemorativa dos 50 Anos, e Margarida Isaías, presidente da Associação Académica.

Na cerimónia estarão ainda presentes José Luís Carneiro ministro da Administração Interna, e Pedro Nuno Teixeira, secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.

Esse momento contará ainda com a apresentação de vídeos institucionais e entrega de prémios de mérito e do título de professor emérito a José Vieira, Manuel Rocha Armada, Manuela Martins e Paulo Pereira. A animação musical  ficará a cargo do Coro Académico da UMinho e de  um Quarteto de Metais do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, sob a direção do maestro Cosme Campinho.

No sábado será também inaugurada a exposição “Universidade do Minho: 50 anos a reinventar a educação e o conhecimento”, no Largo do Paço, em Braga. Esta mostra vai itinerar nos próximos meses pelas principais praças dos municípios do Minho.

O programa geral do Cinquentenário da UMinho irá prolongar-se até 17 de fevereiro de 2025, havendo mais 15 atividades elencadas, como concertos, performances, lançamentos de livros, conferências internacionais e a meia-maratona Braga-Guimarães.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES