Universidade do Minho lança satélite para o espaço no início do ano

A Universidade do Minho (UM) avança, em comunicado, que deverá lançar o seu satélite PROMETHEUS-1 já no próximo mês de janeiro, a partir do porto espacial Vanderberg, na Califórnia, Estados Unidos da América.

© Universidade Minho

O lançamento será feito através do foguetão Falcon 9 da Space X. Refere a UM que o objeto espacial vai ficar a cerca de 500 quilómetros de altitude e coletar dados úteis para a comunidade académica e científica.

O projeto surge nas comemorações dos 50 anos da UM e contribui para afirmar a ciência e a indústria portuguesa no espaço. Trata-se da terceira licença espacial da ANACOM, após os recentes satélites MH-1 (Aeros) e ISTSat-1.

O PROMETHEUS-1 foi pensado há três anos, quando a UM arrancou com os programas de ensino em Engenharia Aeroespacial. O objetivo era usar o satélite em diferentes disciplinas como “caso de estudo” com os estudantes, desde a validação da plataforma ao licenciamento e à futura recolha de dados.

O satélite tem cinco centímetros de lado e 250 gramas, com sistemas de gestão de bateria e orientação, microcontroladores e câmara similar à de um telemóvel para captar imagens. Desde a Terra deverão avaliar-se vários itens, como o posicionamento e eventuais erros do software. O PROMETHEUS-1 insere-se numa estratégia de investigação e ensino em Engenharia Aeroespacial e áreas afins que a Escola de Engenharia da UMinho pretende estabelecer.

O processo foi liderado por Alexandre Ferreira da Silva, do Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da UMinho, em cooperação com as equipas de Zachary Manchester, da Universidade de Carnegie Mellon (EUA).

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES