Universidade do Minho recebe o encontro de reitores do Grupo Tordesilhas
Responsáveis da rede de 55 universidades para a promoção da colaboração no campo da Ciência de da Tecnologia, reúne no campus de Azurém, em Guimarães.
A instituição minhota acolhe, entre domingo (dia 27) e terça-feira (dia 29 de outubro), o encontro de reitores do Grupo Tordesilhas, que tem como mote os “Desafios das Universidades em tempos de transição”.
O evento arranca com uma visita ao Paço dos Duques de Bragança, ao Castelo de Guimarães e ao centro histórico da cidade, seguido por uma receção oficial na Câmara Municipal de Guimarães.
Na segunda-feira, dia 28, a sessão prossegue com três sessões temáticas: “A Universidade no campo cultural: novas realidades, novos papéis”, “A Universidade e os desafios ambientais: respostas da educação superior e da investigação” e “A Universidade e a transição digital: políticas e práticas institucionais”.
Já na terça-feira, dia 29, realiza-se a apresentação dos Colégios Doutorais de Tordesilhas, seguida da Assembleia Geral desta rede universitária, antes do encerramento oficial do evento.
No evento estará o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o reitor da Universidade de Valladolid, Antonio Largo Cabrerizo, vice-reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues, e o reitor da UNIRIO, José da Costa Filho.
O Grupo Tordesilhas é composto por 55 universidades portuguesas, brasileiras e espanholas, tendo nascido em 2000, aquando da primeira reunião de reitores em Tordesilhas, Espanha
Esta rede “propõem-se a promover a colaboração mútua nos domínios da educação, particularmente da educação doutoral, da ciência e da tecnologia”, lê-se em comunicado enviado pela UMinho.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 7, 2024
O programa de descentralização cultural de Guimarães continua a mostrar arte em diversos formatos nas freguesias de Guimarães. Nos próximos meses, os destaques vão para as apresentações d'O Outro em três freguesias e duas residências artísticas que já têm processos em andamento.
Novembro 7, 2024
A partida está agendada para as 20h15.
Novembro 7, 2024
Em 2025, mais uma vez, o CIAJG fica fora do Orçamento de Estado, ao passo que o Centro Cultural de Belém recebe 27,5 milhões de euros e a Casa da Música 10 milhões.