Uso de máscaras sociais recomendado em locais fechados, mas só após confinamento
Informação foi avançada, primeiro, pela ministra da Saúde, na conferência de imprensa desta segunda-feira. A DGS também publicou um comunicado que explica quem deve continuar a usar as máscaras cirúrgicas. HSOG segue indicações da DGS.
Informação foi avançada, primeiro, pela ministra da Saúde, na conferência de imprensa desta segunda-feira. A DGS também publicou um comunicado que explica quem deve continuar a usar as máscaras cirúrgicas. HSOG segue indicações da DGS.
De acordo com um comunicado publicado no site da Direção-Geral da Saúde (DGS), “o uso de máscaras faciais pelas pessoas em geral passa a ser considerado quando houver um número elevado de pessoas num espaço interior fechado”. A informação foi avançada esta segunda-feira. Também hoje, durante conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido, frisou que as máscaras “sociais” (que podem ser feitas de algodão, por exemplo) não devem ser usadas “por profissionais de saúde ou pessoas doentes”.
A estes, juntam-se “as pessoas mais vulneráveis, como os idosos e os doentes com o sistema imunitário comprometido, bem como elementos de alguns grupos profissionais [bombeiros, agentes funerários, entre outros], que podem, igualmente, utilizar máscara cirúrgica, durante o exercício de determinadas funções, quando não é possível manter uma distância de segurança entre pessoas”, lê-se no comunicado da DGS.
A ministra da Saúde explicou que, “como não há contra indicações”, as máscaras sociais poderão ser usadas, seguindo as recomendações do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) — que, para além de não encontrar “efeitos adversos na sua utilização”, passou a recomendar o seu uso nas situações em que se encontre um número elevado de pessoas em locais fechados, como transportes públicos ou supermercados.
Contudo, é bom lembrar que Marta Temido sublinhou que a utilização destas máscaras é programada para um contexto que não o de hoje, “de restrição de atividades essenciais”, mas sim num em que seja permitida a concentração de várias pessoas em espaços fechados. Assim, e uma vez que o país se encontra em situação de confinamento, a recomendação não é já aplicável. A produção das mesmas, asseguradas pela indústria têxtil, seguirá normas preparadas por algumas entidades como a ASAE e o Infarmed.
E o comunicado da DGS refere que as máscaras sociais devem ser encaradas “como medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória”, que não devem ser descurados. “É, acima de tudo, ‘um ato de altruísmo’, já que quem a utiliza não fica mais protegido, contribuindo apenas para a proteção das outras pessoas, quando utilizada como medida de proteção adicional”, aponta ainda o mesmo documento.
Por cá, o Hospital da Senhora da Oliveira (HSOG), “segue todas as recomendações da DGS e a população deve, também, cumprir com as orientações desta Autoridade de Saúde Nacional”, aponta o Gabinete de Comunicação.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
O Vitória Sport Clube anunciou uma Conferência de Imprensa para a apresentação do novo treinador da equipa principal, com início pelas 14h30 no auditório do estádio D. Afonso Henriques.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.