Utentes de Moreira de Cónegos admitem melhorias mas a acessibilidade é uma preocupação

Inaugurado há duas semanas, o novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, que também serve freguesias como Lordelo, Conde, Gandarela e Guardizela, já está a receber utentes.

© Carla Alves/ Mais Guimarães

As primeiras impressões têm sido maioritariamente positivas, destacando-se os elogios às melhores nas condições físicas e funcionais do espaço, apesar das preocupações pontuais relacionadas com os acessos. Júlio Ferreira Gomes, natural de Guimarães, é direto no seu testemunho. “Há melhorias para melhor. Está tudo muito melhor.”

© Carla Alves/ Mais Guimarães

Maria Isabel Oliveira, utente de São Martinho de Conde, destaca o conforto e a funcionalidade do espaço. “Houve uma melhoria substancial nas instalações, mesmo no caso do estacionamento. Agora há muito mais possibilidade de estacionamento, ao contrário do que acontecia lá em cima. Está super funcional, apropriado e com um espaço esplêndido para as pessoas estarem confortáveis.”

Recordando os tempos do antigo centro, Maria Isabel enfatiza as diferenças. “A antiga sala era muito pequena e não cabia lá ninguém. A maior parte das vezes as pessoas ficavam cá fora à espera, fizesse chuva ou sol. Agora não. Está muito melhor.” Ainda assim, aponta um ponto menos positivo. “Este centro de saúde fica um bocadinho mais distante. Para pessoas que se deslocam de carro, está tudo bem, mas para as pessoas de idade que têm de vir a pé ou de transporte, é mais complicado.”

© Carla Alves/ Mais Guimarães

Torcato Costa, utente de Moreira de Cónegos, reforça o contraste com as antigas instalações. “Nós saímos do inferno e viemos para o céu. Isto está muito bom. As instalações estão mesmo muito boas.” Contudo, menciona dificuldades nos acessos. “Não é possível passar aqui autocarros.”

Florbela Pereira, que também vive em Moreira de Cónegos, partilha uma visão semelhante. “As instalações são novas e muito melhores.” No entanto, a localização do centro preocupa-a. “Apesar de o espaço ser bom e ter umas boas condições, o acesso a quem não tem carro não é nada fácil. Quem fizer aquela estrada de sentido único a pé no inverno, arrisca-se a cair e a partir uma perna, caso haja geada.”

Sandra Silva, outra utente de Moreira de Cónegos, sublinha as melhorias da infraestrutura. “No outro espaço, bastava estar 10 pessoas e já nos sentíamos apertadas. Aqui há melhores condições sanitárias, com acessos para pessoas de mobilidade reduzida, fraldário e um espaço para amamentação.”

Sobre o estacionamento, Sandra relembra os problemas anteriores: “No antigo centro, tínhamos de estacionar junto ao cemitério e, muitas vezes, coincidia com um funeral. Aqui há muito espaço.” Ainda assim, aponta uma sugestão.”A estrada podia ser nos dois sentidos. Desta forma, obriga-nos a dar muitas voltas.”

A opinião é unânime e os utentes concordam que o novo centro de saúde representa uma melhoria significativa para a comunidade. Contudo, as críticas, também elas são semelhantes: falta de acessos e impossibilidade de passar autocarros na via são as maiores preocupações dos utentes de Moreira de Cónegos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES