Vânia Dias da Silva alerta para o “descuidado” com a superfície do Parque de Camões

A vereadora da oposição considera que o espaço que tem "ar de abandono" e que é um "cartão de visita dramático para Guimarães".

© Direitos Reservados

Vânia Dias da Silva ficou “surpreendida por perceber que a superfície do Parque de Camões (parque de estacionamento recente que se encontra no centro da cidade) tem ar de abandono: em vez de ser verde, vejo palha amarela e uma zona árida e desagradável a cobrir o espaço, que suspostamente teria canteiros. É francamente feio”, acrescentou.

Recordando que é um espaço “onde os turistas estacionam”, a vereadora eleita pela coligação “Juntos por Guimarães” aponta que o Parque de Camões “é um cartão de visita dramático para Guimarães. Não é comum o concelho ter esse descuidado com os espaços comuns e não tem a ver com o facto de não chover.”

Deu ainda conta que o plano para a plantação do espaço foi “uma aposta falhada na parte superior, porque havia lá plantas verdes e parece não ter sido bem sucedido.”

Colocação de sistema de rega não convence oposição

Presente na reunião de câmara desta segunda-feira, dia 17 de junho, por videoconferência, Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Guimarães, explicou que o município está a fazer uma “intervenção para procurar ter uma estrutura verde com melhor estado”. Depois de “concluir a replantação na zona do Parque de Camões em março”, foi colocado um “sistema de rega. Somos da opinião que temos de ter um espaço ainda mais bonito nessa zona da cidade”, concluiu.

Todavia, a explicação de Sofia Ferreira não convenceu Vânia Dias da Silva, que respondeu ao dizer que “era evidente que necessitaria disso, para aguentar aquela configuração. Acho surpreendente só agora ser montado esse sistema para garantir a sustentabilidade do espaço, não foi bem planeado.”

O presidente do município de Guimarães, Domingos Bragança, explicou que as plantas “precisam de ficar casas para o processo de polinização, as sementes entram novamente na terra para que as plantas possam reproduzir-se. Este é um novo conceito e não devemos suprimir essas possibilidades. Mas a cobertura do Parque de Camões é excecional e é uma obra que foi premiada e reconhecida.”

 

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES