Vânia Dias da Silva lembrou obra não concretizada na EB 2,3 João de Meira
O pavilhão da EB 2,3 João de Meira tem sido tema nas reuniões do Executivo Municipal de Guimarães, pelas necessidades de intervenção que apresenta.

Na segunda-feira, dia 24, na reunião municipal, a vereadora do CDS voltou a chamar o tema, apontando o dedo ao poder socialista. Em causa, além do pavilhão, está também a obra da biblioteca naquela unidade de ensino. “Estamos há quatro anos a voltar aos mesmos temas, e o senhor presidente de Câmara escudou-se a dizer que tinha compromissos e não promessas eleitorais. Devo dizer que, se tem compromissos, menos os honrou. Estamos no fim do mandato e nenhum destes compromissos viram a luz do dia”, disse Vânia Dias da Silva.
“Estamos em fim de mandato e continuamos a não ter obras em muitos destes equipamentos (…) Os alunos usam um pavilhão que não está em condições para o efeito, está num estado avançado de degradação generalizado, estamos sem concurso lançado, não me parece que sejam precisos quatro anos para isso”, disse ainda.
Domingos Bragança referiu que “assumiu compromissos”, e quanto à obra, contempla dois pavilhões com uma única cobertura, um para o estabelecimento de ensino e o outro mais direcionado para o Vitória. No caso da biblioteca, de acordo com Domingos Bragança, há um atraso nos projetos porque “tem havido dissensão entre os projetos de arquitetura e de especialidades contratados fora”.
No que diz respeito ao pavilhão gimnodesportivo, quando estiver concluído o projeto, será lançado o concurso público, “embora ainda não esteja assegurada a comparticipação com fundos europeus”. O presidente da autarquia vimaranense disse ainda que “o Município tem encargos no valor de 35 milhões de euros referentes a obras que estão em curso no parque escolar, nomeadamente na Escola EB 2,3 de S. Torcato e no pavilhão, cujo concurso público ficou deserto, na requalificação da EB 2, 3 de Pevidém e na EB 2,3/S Santos Simões”.
E continuou: “É também necessário providenciar a execução da requalificação da EB 2,3 Afonso Henriques e da EB 2, 3 Gil Vicente”. Adiantou que os projetos estão em andamento.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.
Março 21, 2025
A Vimágua iniciou uma empreitada de extensão de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais em várias ruas da Freguesia de Gonça e da União de Freguesias de Atães e Rendufe.