Veduta 18 é apresentada na Casa da Memória de Guimarães

Realiza-se esta sexta-feira, dia 13, a apresentação da edição 18 da Veduta, uma revista anual editada pel’A Oficina sobre estudos e projetos que se têm desenvolvido dentro das várias vertentes do património móvel, imóvel e imaterial.

© A Oficina

À semelhança das edições mais recentes da Veduta, esta revista 18 será lançada online, disponibilizando e tornando visível para um público mais alargado e transversal.

Destaque, na Veduta deste ano, para o projeto-programa “Nome de Família: Guimarães”. “Cada família possui um apelido, e quase todos os nomes que recebemos ao nascer trazem consigo séculos de história. Muitos destes apelidos têm origem comprovada em Guimarães, ou estão, por diversas razões, profundamente enraizados na memória das pessoas que têm ligações ao território vimaranense”.

“Partindo desta grandiosa árvore familiar, procurámos compreender até que ponto um nome, embora não defina inteiramente uma pessoa, acaba por ser a extensão de uma cadeia quase infinita de relações. Também explorámos as diferentes formas como os nomes de Guimarães se fizeram ouvir fora dos seus limites, ressoando para aqueles que os escutavam ou invocavam”, refere Catarina Pereira, da direção da Casa da Memória e Artes Tradicionais d’A Oficina.

Foram convidados alguns investigadores da área da genealogia e da arquivística para partilharem técnicas e métodos de pesquisa numa área que “está a conquistar cada vez mais adeptos”, refere ainda.

A apresentação da Veduta 18 é aberta, com entrada gratuita.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES