Veículos elétricos partilhados causou surpresa nas Taipas e em São Torcato

A partir do dia 04 de agosto, com 200 trotinetes e 200 bicicletas foram distribuídas por vários pontos.

veiculos_

A Bird – empresa que cria uma rede de veículos partilhados em cidades e campus universitários – chegou a Guimarães e, no total, colocou 400 veículos elétricos à disposição da cidade berço.

A partir do dia 04 de agosto, com 200 trotinetes e 200 bicicletas foram distribuídas por vários pontos e começaram a operar pelo território vimaranense. Guimarães tornou-se o 16.º município de Portugal a usufruir desta frota de veículos elétricos.

Na apresentação dos veículos, Domingos Bragança afirmou que as inaugurações das estruturas para estacionamento de velocípedes e o sistema de partilha de bicicletas e trotinetes é mais um passo que advém da responsabilidade de Guimarães ser uma das cidades que integra a “Missão Cidades” da União Europeia, cujo objetivo é atingir a neutralidade climática até 2030.

No entanto, a colocação destes equipamentos de mobilidade elétrica causou alguma surpresa, nomeadamente nas Juntas de Freguesia da Vila de São Torcato que recorreram às suas redes sociais para manifestar a sua surpresa em relação à colocação dos veículos por uma empresa privada em espaço público. Apesar de ambos saudarem “iniciativas que estimulem a mobilidade suave”, que diminuem a “pegada ecológica” e “estimulam a utilização de veículos elétricos”, as duas freguesias informaram desconhecer “por completo os tarifários cobrados, o funcionamento dos mesmos e quais os locais escolhidos e a sua devida autorização” e, nesse sentido, irão “continuar atentos e procurar obter informação que nos permita informar devidamente a população”.

Recorde-se que, o sistema de partilha de bicicletas e trotinetes, ambas elétricas, pode ser gerido através de uma aplicação móvel disponível para os sistemas iOS e Android, existindo 70 pontos distribuídos pelo território. Durante o primeiro mês, é possível beneficiar de um desconto de 30% nas primeiras viagens, através de um código promocional que está disponível junto de cada um dos equipamentos. A utilização obriga a que uma vez recolhida a bicicleta ou a trotinete, esta deva ser deixada num qualquer outro ponto de distribuição.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES