Velhos Nicolinos em peregrinação a Bari prestam homenagem a São Nicolau
Entre os dias 2 e 5 de outubro, uma comitiva composta por 26 elementos da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães, conhecidos como Velhos Nicolinos, e da Irmandade de São Nicolau realizou uma peregrinação à cidade de Bari, em Itália, para visitar as relíquias de São Nicolau, que repousam na cripta da Basílica dedicada ao santo.

© AAELG
São Nicolau, bispo de Mira, na atual Turquia, é uma figura de profunda devoção em várias partes do mundo cristão. Em 1087, receando a profanação do seu túmulo pelos ocupantes da região, 62 marinheiros de Bari resgataram os seus restos mortais, que desde então se encontram naquela cidade italiana.
O ponto alto da visita ocorreu no dia 3 de outubro, com a celebração de uma missa em português na cripta da Basílica Pontifícia de San Nicola. A eucaristia foi presidida pelo padre Pedro Marques, sacerdote português atualmente a frequentar o doutoramento em Roma, que se deslocou propositadamente a Bari para este momento de fé e devoção.
Durante a celebração, os membros da comitiva envergaram a tradicional capa nicolina, conferindo solenidade e simbolismo ao ato. No final da missa, os representantes vimaranenses ofereceram à Basílica, através do seu capelão, diversas lembranças evocativas de Guimarães e das Festas Nicolinas. Entre os presentes destacaram-se uma carta bilingue, em português e italiano, explicando a origem e o significado das Festas Nicolinas, e uma placa comemorativa da missão, destinada ao Museu da Basílica, com a inscrição: “A 3 de outubro de 2025 viemos de Guimarães, Portugal, até Bari, Itália, venerar as relíquias do Senhor São Nicolau”.
A peregrinação constituiu um momento marcante de devoção e identidade cultural, reforçando os laços espirituais entre Guimarães e Bari e perpetuando a memória do patrono das tradições nicolinas.