VIAGEM AO MUNDO RURAL

É celebrada a brindes de malgas de vinho novo a Festa das Colheitas, em São Torcato, um microcosmos que recria o mundo rural vivido no início do século XX, na vila que quer ser a capital da cultura popular em Guimarães. Naquela freguesia, várias pessoas dedicam-se à agricultura familiar e a mesa é mais farta com o que vem da terra. As vindimas estão a terminar e agora é tempo de engarrafar o vinho que chegará à mesa dos convivas no próximo ano.

A azáfama marcou a tarde de domingo no terreiro de São Torcato. O dia foi dedicado ao Senhor, dando-lhe graças pelo bom ano agrícola, que resultou em vinho e milho farto. Por isso, a ocasião serviu ainda para distribuir o vinho tinto novo e o pão feito nos fornos a lenha, amassado pelas mãos das mulheres do Grupo Folclórico de São Torcato (GFST). A organização do evento é da responsabilidade dos 55 membros desta instituição. “Na sexta-feira colhemos o vinho e à noite fizemos a pisada. Dedicámos este dia aos mais novos e 10 escolas trouxeram cerca de 600 alunos para perceberem todo o processo. Levaram para casa aquilo que ainda é a agricultura, e o mais curioso é que os miúdos falaram disso em casa e hoje trouxeram os pais”, deu conta Bruno Fernandes, presidente da instituição.

 

A festa, que já conta com 21 anos de existência, realizou-se no passado fim de semana. No sábado, foi dia de colher o milho e fazer a malhada. No domingo, agradeceu-se ao Senhor o que vem da terra. Como? “Partilhando com a população parte do vinho doce e o pão, assim como parte dos doces. O pão não é do milho que colhemos no sábado porque não tivemos tempo de o tratar”, explica, sublinhando que “o objetivo é que todo o processo passe pela organização do evento”. Aliás, o vinho produzido no passado fim de semana serve para todos os eventos do Grupo Folclórico durante o ano.

 

(Saiba mais na edição impressa desta semana no jornal Mais Guimarães)

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?