Viana do Castelo: Romaria da Srª D’Agonia arranca hoje e espera milhares de visitantes

Tal como habitual, o mês de agosto traz consigo uma das maiores festas do minho – a Romaria d’Agonia em Viana do Castelo.

© Direitos Reservados

 

As festividades arrancam hoje e prolongam-se até 21 de Agosto, sendo que a história da Romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.

Esta quarta-feira, destaque para a revista de gigantones e cabeçudos, arruadas com grupos de concertinas e o encontro de desgarradas e cantares ao desafio. No dia seguinte, 18 de agosto (quinta-feira)o destaque vai para o tradicional Desfile da Mordomia, com centenas de pessoas trajadas a rigor.

Na sexta-feira, 19 de agosto, tem lugar pela tarde a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora d’Agonia. À noite, poderá assistir a mais fogo de artifício e festivais de folclore.

No sábado, 20 de agosto, será retomada a Procissão ao Mar. Já no domingo, dia 21 de agosto, poderá assistir ao típico Cortejo Histórico/Etnográfico. Consulte aqui toda a programação.

Para dar resposta ao significativo aumento de pessoas, o Comando dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo vai criar um Dispositivo de Prevenção Proteção e Socorro, que irá funcionar nas horas de maior afluência nos dias da romaria (17 a 21 de Agosto).

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?