Victor Hugo Pontes é o novo diretor artístico do Teatro Nacional São João

Natural de Guimarães e residente no Porto, Victor Hugo Pontes nasceu em 1978 e tem formação em artes plásticas, teatro e dança

© Direitos Reservados

O encenador e coreógrafo Victor Hugo Pontes foi nomeado novo diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), assumindo funções para o quadriénio 2025-2028. A escolha decorreu de um concurso internacional que recebeu 17 candidaturas, das quais cinco chegaram à fase final de entrevistas. A decisão do júri — composta por Pedro Sobrado, Cláudia Leite, Alexandra Moreira da Silva, Rui Lage e Salvador Santos — foi unânime e já mereceu o aval da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

A nomeação assenta num “percurso artístico consistente e vibrante”, com reconhecimento nacional e internacional. O júri destacou a forma como Pontes pensa o palco “como espaço vivo de experimentação formal, reflexão crítica e responsabilidade social”, sublinhando a sua marca autoral construída através de diálogos entre teatro, dança, música, artes plásticas e cinema.

Pontes dirige, desde 2009, a estrutura Nome Próprio – Associação Cultural, onde demonstrou “capacidade organizativa” em projetos de grande dimensão e complexidade. A transversalidade que caracteriza o seu trabalho estende-se à pluralidade dos intérpretes com quem trabalha, envolvendo profissionais e não profissionais de diferentes idades e formações.

A proposta apresentada ao concurso revela um forte alinhamento com a Carta de Missão do TNSJ, propondo um plano assente em cinco eixos estruturantes: “sedimentação e renovação de repertório, valorização da criação emergente, diversificação de linguagens e públicos, reforço da dimensão educativa e descentralização com afirmação internacional”.

 Colaborou com Nuno Cardoso durante uma década, participou em cursos de criação e encenação em instituições de referência como o Balleteatro, Forum Dança, Fundação Calouste Gulbenkian e Third Angel. Em 2006 integrou o projeto europeu La Nouvelle École des Maîtres. O seu trabalho já foi apresentado em importantes palcos portugueses, como o Teatro Nacional São João, Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Centro Cultural de Belém, e internacionalmente em países como Alemanha, Brasil, França, Itália e Países Baixos. Entre os vários prémios e distinções, venceu o Prémio SPA de Melhor Coreografia em 2019 com o espetáculo Margem.

A entrada em funções de Victor Hugo Pontes no TNSJ ocorrerá em breve, com data a anunciar, devendo acontecer até três meses após a comunicação da deliberação do júri, conforme estipula o regulamento do concurso.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS