VIMÁGUA INSTALA QUASE 900 PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

A empresa de água e saneamento de Guimarães e Vizela apresentou, na manhã desta quarta-feira, um conjunto de painéis fotovoltaicos instalados no Reservatório da Pégada, em Azurém.

©  Mafalda Oliveira/ Mais Guimarães

A Vimágua apresentou, na manhã desta quarta-feira, o conjunto de painéis fotovoltaicos instalados no Reservatório da Pégada, em Azurém. No total, foram instalados 896 painéis fotovoltaicos em cinco instalações da empresa intermunicipal, que representaram um investimento ordem dos 222 mil Euros. Com este investimento, reduz-se a emissão de dióxido de carbono em 97 toneladas por ano. Anualmente, a poupança na fatura energética da Vimágua será de cerca de 45 mil euros.

Estão já instalados sistemas fotovoltaicos no Reservatório das Minas da Penha, na Estação de Tratamento de Água de Gondomar, no edifício da sede da Vimágua, na Estação de Tratamento de água de Santa Eufémia de Prazins e no Reservatório da Pégada. O objetivo é reduzir a intensidade carbónica dos edifícios afetos à sua atividade. A energia produzida pelos sistemas fotovoltaicos é injetada nos quadros elétricos e autoconsumida em toda a instalação elétrica dos respetivos edifícios.

Segundo o presidente do conselho de administração da Vimágua, Armindo Costa e Silva, a potência instalada só no Reservatória da Pégada serviria para abastecer 25 habitações. Além disso, de acordo com o responsável, a ideia é, no futuro, reforçar ainda mais, do ponto de vista ecológico, algumas instalações.  “No conjunto de instalações temos uma poupança de energia muito significativa. Tencionamos reforçar ainda mais as instalações, como a ETA de Prazins, onde instalarem num conjunto de hidropressores e, ainda, iremos reforçar a instalação de painéis fotovoltaicos. Temos também um novo armazém da oficina, onde em breve iremos instalar uma cobertura com painéis fotovoltaicos”, adiantou à comunicação social.

É no Reservatório da Pégada que passa “cerca de 55% do volume total de agua que é distribuída em Guimarães e Vizela”, explicou Armindo Costa e Silva. “É um elemento critico do sistema e, nessa exata medida, é uma instalação que merece por parte da administração uma atenção especial”, admitiu.

Na inauguração esteve presente o autarca Domingos Bragança que frisou que o investimento realizado pela Vimágua deveria “servir de exemplo para as empresas do perímetro municipal e para a própria Câmara”. “Seja a sede da autarquia, instalações desportivas, habitações sociais ou edifícios culturais, todos deveríamos seguir o exemplo de colocar em superfícies coberturas de painéis solares”, afirmou.

A instalação dos painéis fotovoltaicos é uma das medidas estratégicas no sentido da gradual descarbonização da atividade da Vimágua, em linha com as políticas e metas nacionais, nomeadamente, com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica – RNC 2050, e com os desígnios ambientais dos Municípios de Guimarães e de Vizela, designadamente, com o Plano para o Desenvolvimento Sustentável de Guimarães 2030.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?