Vimágua promove ações de deteção de ligações indevidas à rede de saneamento
No decorrer da próxima semana, entre 19 e 23 de janeiro, a Vimágua irá promover um conjunto de ações destinadas à verificação e correção de afluências indevidas de águas pluviais à rede pública de saneamento nas freguesias de Tabuadelo e Polvoreira.

© Mais Guimarães
Os trabalhos consistem na injeção de fumo nos coletores de saneamento, um procedimento técnico que permite identificar ligações irregulares. O fumo poderá ser visível a sair por dispositivos públicos e privados, como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda, sinalizando eventuais pontos que necessitam de correção.
Em condições normais, o fumo não entra no interior das habitações. Tal situação apenas poderá ocorrer caso existam defeitos de construção ou problemas nas canalizações das redes prediais. Ainda assim, caso seja detetado fumo dentro das casas, recomenda-se a ventilação do espaço, abrindo portas e janelas. A Vimágua assegura que não existe qualquer perigo para a saúde de pessoas, animais ou plantas.
A empresa alerta ainda que, em canalizações pouco utilizadas, o fumo poderá surgir devido à falta de água nos sifões. Nestes casos, aconselha-se a deixar correr água nas torneiras e a descarregar os autoclismos, de forma a repor o selo hidráulico.
Os testes serão realizados por profissionais devidamente formados e identificados como funcionários da Vimágua.
Com estas ações, a Vimágua pretende prevenir inundações, acidentes de viação, bem como problemas ambientais e de saúde pública, resultantes da entrada em carga dos coletores causada por ligações indevidas de águas da chuva à rede de saneamento.





