Vimaranense Andreia Garcia será curadora do Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza

A arquiteta Andreia Garcia foi selecionada e será a curadora do Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2023.

andreia-garcia-barra-natal

A arquiteta Andreia Garcia foi selecionada e será a curadora do Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2023.

© Direitos Reservados

O seu projeto, Fertile Futures, defenderá, entre Portugal e Veneza, “a pertinência do contributo da arquitetura no redesenho do futuro descarbonizado, descolonizado e colaborativo, respondendo diretamente à convocatória de Lesley Lokko, partindo de uma aprendizagem que convoca o contexto africano, como outros que há muito testemunham condições climáticas extremas”, explicou nas redes sociais.

Com foco em sete distintas hidrogeografias (Bacia do Tâmega, Douro Internacional, Médio Tejo, Albufeira do Alqueva, Rio Mira, Lagoa das Sete Cidades e Ribeiras Madeirenses) profundamente marcadas pela ação antropocêntrica, Fertile Futures encomenda a jovens arquitetas e arquitetos, em colaboração com especialistas de outras áreas de conhecimento, “a apresentação de modelos propositivos para um amanhã mais sustentável, saudável e equitativo, em cooperação não hierarquizada entre disciplinas, gerações e espécies”.

A Bienal de Arquitetura de Veneza, em Itália, vai decorrer entre 20 de maio e 26 de novembro do próximo ano.

A curadoria principal está ao cargo da vimaranense com os curadores adjuntos Ana Neiva e Diogo Aguiar.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS