Vimaranense Maria José Fernandes tomou posse para o segundo mandato na presidência do IPCA
A construção da futura Escola-Hotel do IPCA, em Guimarães é um dos projetos que a vimaranese quer implementar neste novo mandato.
A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, tomou esta quarta-feira, 15 de setembro, posse para o segundo mandato no cargo, enumerando um conjunto de projetos que apontam para uma nova fase de crescimento sustentado da instituição.
Na sua intervenção, após o ato de tomada de posse, a vimaranense Maria José Fernandes apresentou os projetos para os próximos quatro anos, destacando-se a ampliação do Campus de Barcelos, onde vai nascer o Collaborative Research and Innovation Center (B-CRIC), um auditório de 500 lugares e uma residência académica com mais de 130 camas.
“O projeto de arquitetura e de execução está em fase de revisão para que possa ser lançado brevemente o concurso público da empreitada de construção”, revelou Maria José Fernandes.
A construção da futura Escola-Hotel do IPCA, em Guimarães, a instalação de um polo em Esposende, a requalificação do edifício – no centro da cidade de Barcelos – onde passará a funcionar a Escola Superior de Design, a requalificação do espaço exterior do edifício-sede da Escola Técnica Superior Profissional, em Braga, e a melhoria do espaço do polo de Famalicão, foram outros projetos enumerados e que terão concretização durante o novo mandato.
Com um programa de ação com objetivos muito bem definidos, “prevê-se que em 2025 o IPCA seja numa Universidade Politécnica verde, digital e inclusiva, envolvida e comprometida com as autarquias locais e todo o tecido económico, empresarial e social; que a instituição esteja no centro da ciência e do conhecimento, capaz de contribuir para a transformação das regiões; bem como, no âmbito da RUN-EU (Universidade Europeia), o aumento da internacionalização do ensino e investigação do IPCA”, disse Maria José Fernandes.
A criação e implementação de uma estrutura de inovação e flexibilização curricular transversal à oferta formativa do IPCA, “orientada para as ‘future and advanced skills’ (FASA)” é outro objetivo de Maria José Fernandes, tendo em vista “a promoção da facilidade do reconhecimento académico e a mobilidade no espaço europeu”.
Maria José Fernandes quer, também, ver o IPCA ter um “papel ativo” no cumprimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), “dando continuidade a um trabalho que já vem fazendo”.
“A este propósito permitam-me que vos dê a conhecer que já demos um passo importante neste sentido, tendo submetido, no passado dia 10, uma candidatura ao PRR, mais precisamente, aos Programas ‘Impulso Jovens STEAM’ e “Impulso Adultos’”, revelou.
O ‘Impulso Jovens STEAM’ tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas para aumentar a graduação superior de jovens. Já o ‘Impulso Adultos” destina-se a apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior.
Na cerimónia de tomada de posse, o presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga, realçou o “apoio esmagador na reeleição” de Maria José Fernandes, a quem deixou o desafio para que “não perca aquele fogo que arde sem se ver em relação a esta instituição”.
Na cerimónia, em que também intervieram o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, e o presidente da Associação Académica do IPCA, João Pedro Pereira.
Foi, ainda, dada posse ao vice-presidente do IPCA, Agostinho Silva, e aos dois novos Pro-Presidentes, João Vilaça na área da Investigação e Inovação e António Moreira Herculano na área da Inovação Pedagógica e Projeto Educativos.
Tomaram, também, posse os diretores das cinco escolas do IPCA: Vítor Carvalho (Escola Superior de Tecnologia), Paula Tavares, (Escola Superior de Design), Alexandra Malheiro (Escola Superior de Hotelaria e Turismo), Filipe Chaves (Escola Técnica Superior Profissional) e Sandra Cunha (Escola Superior de Gestão).
Na abertura do evento marcou presença o Conservatório de Música de Barcelos, com a atuação do Quarteto de Fagotes e o encerramento esteve a cargo de uma atuação conjunta da Tuna Académica, Tuna Feminina e Tuna Mista do IPCA.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.