Vimaranense Maria José Fernandes tomou posse para o segundo mandato na presidência do IPCA

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, tomou esta quarta-feira, 15 de setembro, posse para o segundo mandato no cargo, enumerando um conjunto de projetos que apontam para uma nova fase de crescimento sustentado da instituição.

Foto: IPCA

Na sua intervenção, após o ato de tomada de posse, a vimaranense Maria José Fernandes apresentou os projetos para os próximos quatro anos, destacando-se a ampliação do Campus de Barcelos, onde vai nascer o Collaborative Research and Innovation Center (B-CRIC), um auditório de 500 lugares e uma residência académica com mais de 130 camas.

“O projeto de arquitetura e de execução está em fase de revisão para que possa ser lançado brevemente o concurso público da empreitada de construção”, revelou Maria José Fernandes.

A construção da futura Escola-Hotel do IPCA, em Guimarães, a instalação de um polo em Esposende, a requalificação do edifício – no centro da cidade de Barcelos – onde passará a funcionar a Escola Superior de Design, a requalificação do espaço exterior do edifício-sede da Escola Técnica Superior Profissional, em Braga, e a melhoria do espaço do polo de Famalicão, foram outros projetos enumerados e que terão concretização durante o novo mandato.

Com um programa de ação com objetivos muito bem definidos, “prevê-se que em 2025 o IPCA seja numa Universidade Politécnica verde, digital e inclusiva, envolvida e comprometida com as autarquias locais e todo o tecido económico, empresarial e social;  que a instituição esteja no centro da ciência e do conhecimento, capaz de contribuir para a transformação das regiões; bem como, no âmbito da RUN-EU (Universidade Europeia), o aumento da internacionalização do ensino e investigação do IPCA”, disse Maria José Fernandes.

A criação e implementação de uma estrutura de inovação e flexibilização curricular transversal à oferta formativa do IPCA, “orientada para as ‘future and advanced skills’ (FASA)” é outro objetivo de Maria José Fernandes, tendo em vista “a promoção da facilidade do reconhecimento académico e a mobilidade no espaço europeu”.

Foto: IPCA

Maria José Fernandes quer, também, ver o IPCA ter um “papel ativo” no cumprimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), “dando continuidade a um trabalho que já vem fazendo”.

“A este propósito permitam-me que vos dê a conhecer que já demos um passo importante neste sentido, tendo submetido, no passado dia 10, uma candidatura ao PRR, mais precisamente, aos Programas ‘Impulso Jovens STEAM’ e “Impulso Adultos’”, revelou.

O ‘Impulso Jovens STEAM’ tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas para aumentar a graduação superior de jovens. Já o ‘Impulso Adultos” destina-se a apoiar a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior.

Na cerimónia de tomada de posse, o presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga, realçou o “apoio esmagador na reeleição” de Maria José Fernandes, a quem deixou o desafio para que “não perca aquele fogo que arde sem se ver em relação a esta instituição”.

Na cerimónia, em que também intervieram o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, e o presidente da Associação Académica do IPCA, João Pedro Pereira.

Foi, ainda, dada posse ao vice-presidente do IPCA, Agostinho Silva, e aos dois novos Pro-Presidentes, João Vilaça na área da Investigação e Inovação e António Moreira Herculano na área da Inovação Pedagógica e Projeto Educativos.

Tomaram, também, posse os diretores das cinco escolas do IPCA: Vítor Carvalho (Escola Superior de Tecnologia), Paula Tavares, (Escola Superior de Design), Alexandra Malheiro (Escola Superior de Hotelaria e Turismo), Filipe Chaves (Escola Técnica Superior Profissional) e Sandra Cunha (Escola Superior de Gestão).

Na abertura do evento marcou presença o Conservatório de Música de Barcelos, com a atuação do Quarteto de Fagotes e o encerramento esteve a cargo de uma atuação conjunta da Tuna Académica, Tuna Feminina e Tuna Mista do IPCA.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?