VIMARANENSES RETIDOS EM WUHAN DEVIDO AO CORONAVÍRUS
A cidade está fechada: as autoridades proibiram, por período indeterminado, as entradas e saídas de Whan e de outras duas cidades vizinhas de modo a evitar a propagação da epidemia do coronavírus.
Três vimaranenses estão retidos em Wuhan, na China. A cidade está fechada: as autoridades proibiram, por período indeterminado, as entradas e saídas de Whan e de outras duas cidades vizinhas de modo a evitar a propagação da epidemia do coronavírus. Miguel Matos, Luiz Felipe e Luís Estanislau fazem parte da equipa técnica do Hubei Chufeng Heli, um clube de futebol de Wuhan.
À agência Lusa, Miguel Matos, treinador de guarda-redes do clube que compete na terceira divisão chinesa de futebol, referiu que foi notificado esta quinta-feira “que não podia sair da cidade”. “Autoestradas, ligações ferroviárias e aéreas, está tudo fechado”, descreveu à agência noticiosa, acrescentando: “Não podemos sair daqui”. Já à TSF, Luís Estanislau, treinador adjunto no clube, descreveu o cenário na cidade: “Esta cidade habituou-nos a muita confusão, muito barulho, muitas pessoas na rua e muito tráfego. Agora é impressionante ver uma cidade de 11 milhões de habitantes passar a estar deserta da noite para o dia.”
O dia-a-dia é dificultado pelas restrições impostas pelo Governo e autoridades: “Hoje de manhã, por exemplo, foi muito difícil para nós comprar comida porque o governo e as autoridades pedem para ficarmos em casa, para não sairmos. Foi uma loucura incrível, uma corrida até aos supermercados para comprar mantimentos para vários dias”, contou à TSF. Luís Estanislau referiu ter saído da cidade na quinta-feira, mas sem sucesso. E, até 29 de março, as ligações estarão “cortadas”, referiu, de acordo com a informação que reuniu da companhia aérea pela qual tinha marcado o voo de regresso, entretanto cancelado.
Com as ligações cortadas, muitas pessoas foram apanhadas desprevenidas, uma vez que, nesta altura, assinala-se o início das férias do Ano Novo Lunar. De acordo com o ministério chinês dos Transportes, ao longo dos próximos 40 dias registar-se-ão “três mil milhões de viagens internas durante os próximos 40 dias”.
O vírus foi detetado em dezembro passado, num mercado de mariscos em Wuhan, capital da província de Hubei. De acordo com um estudo da Universidade de Pequim e da Universidade de Bioengenharia de Wuhan, “o surto do coronavírus poderá ter tido origem nas cobras vendidas no mercado”, diz o site Notícias ao Minuto. Até ao momento, cerca de 600 pessoas foram infetadas pelo vírus e 17 morreram. Há já quatro casos em estudo na Escócia por suspeita de infeção do coronavírus.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 30, 2024
A partir de quarta-feira, dia 01 de janeiro de 2025, entra em vigor a alteração na tabela de preços de bilheteira da Museus e Monumentos de Portugal.
Dezembro 30, 2024
A GNR de Guimarães, apreendeu, no dia 28 de dezembro, 23 veículos por alterações às características construtivas, que participavam em corridas ilegais numa zona industrial, no concelho de Guimarães.
Dezembro 30, 2024
José Ferreira foi chamado a representar a Seleção Nacional Sub-21 no Torneio 4 Nações, que irá decorrer de 09 a 11 de janeiro, em Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.