VISITAS AOS POSTOS DE TURISMO AUMENTARAM 32% EM 2019
Os números foram desvendados esta quarta-feira pela Câmara Municipal de […]
Os números foram desvendados esta quarta-feira pela Câmara Municipal de Guimarães.
Em comunicado, a Câmara Municipal revela que o registo do número de visitantes aos postos de turismo mostra uma tendência de crescimento com subida na ordem dos 32% face a 2018. Ao estabelecer uma comparação com os anos de 2013 ou 2014 com 2019, o número de visitantes atendidos nos postos de turismo mais do que duplica, registando um acréscimo de cerca de 132% – 46 462 (2013) 107 638 (2019).
Segundo a autarquia vimaranense, Guimarães tem “aumentado a sua notoriedade e capacidade de atrair visitantes de forma consistente ao longo dos últimos anos”.
Espanha, França e Brasil assumem-se como os principais mercados emissores, juntamente com o mercado nacional, mantendo-se, assim, a tendência de crescimento dos últimos anos, de acordo com o mesmo documento. De registar, ainda, a subida do mercado espanhol e brasileiro e, também, a emergência de um novo – o Japão.
A maioria dos turistas pernoita no Porto (49,2%), seguindo-se Guimarães com 22,8% das respostas. Assim, a Hotelaria de Guimarães continua a manter taxas médias de ocupação-quarto elevadas.
A visitação aos principais Monumentos e Museus acompanha a tendência de crescimento do número de visitantes, verificando-se em 2019 um acréscimo de 8,3% face a 2018 e de 13,9% comparativamente a 2017.
Castelo de Guimarães e Paço dos Duques de Bragança, assim como de um conjunto de museus, designadamente o Museu Alberto Sampaio, Centro Internacional das Artes José de Guimarães e Casa da Memória de Guimarães são os principais espaços visitados pelos turistas. No cômputo geral, há um aumento de 8,3% de visitantes face ao ano transato, uma subida de 13,9% comparativamente a 2017 e a triplicação do número de visitantes relativamente a 2013.
A internet, assim como a recomendação de familiares/amigos são os principais fatores na tomada de conhecimento do destino Guimarães, reunindo no total 68% das respostas dos inquiridos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 9, 2024
Na manhã desta quarta-feira, iria realizar-se a segunda meia final do Torneio de Retórica, no grande auditório da Universidade do Minho. Devido ao mau tempo, e à dificuldade de deslocação dos alunos e professores, o evento foi adiado para data a determinar, adiantou ao Mais Guimarães Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV.
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.