Vitória: “Comunidade de Energia” vai permitir reduzir consumo do clube
A Comunidade de Energia – Vitória Sport Clube é um projeto "inovador, quer pelas suas características técnicas, quer pelo seu contributo para a transição energética".
O Vitória Sport Clube assinou, esta quarta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, uma parceria com a Sustainable Energy Systems (SES), que visa desenvolver a Comunidade de Energia – Vitória Sport Clube. Um projeto “inovador, quer pelas suas características técnicas, quer pelo seu contributo para a transição energética”.
A cerimónia contou com a presença do presidente do Vitória Sport Clube, António Miguel Cardoso, e do administrador executivo da SES, Paulo Silva, tendo o projeto sido apresentado como “inovador”. “Permitirá a qualquer espaço, seja público ou privado, beneficiar do sol e de uma instalação de painéis solares fotovoltaicos, que possam ser partilhados em comunidade”, explicou Paulo Silva.
No caso da Comunidade de Energia do Vitória haverá dois centros produtores, um nas coberturas das bancadas do estádio e outro nas coberturas do pavilhão multidesportivo da academia. Com a instalação de 1.900 painéis solares, será reduzido o consumo do clube “contribuindo, assim, também para a descarbonização do seu projeto global de sustentabilidade”.
“A energia excedente permite que seja vendida em comunidade, neste caso em particular e de acordo com o que está regulamentado, no raio de dois quilómetros. Qualquer residente e qualquer espaço comercial pode passar a beneficiar de energia sustentável e renovável coproduzida aqui pelo Vitória”, acrescentou Paulo Silva.
O Vitória SC será um dos primeiros clubes desportivos na I Liga a ter uma Comunidade de Energia no seu próprio estádio. Para António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, este é um feito “importante” e “uma questão de responsabilidade e de imagem que o Vitória e Guimarães querem passar para o resto do país”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 9, 2024
Na manhã desta quarta-feira, iria realizar-se a segunda meia final do Torneio de Retórica, no grande auditório da Universidade do Minho. Devido ao mau tempo, e à dificuldade de deslocação dos alunos e professores, o evento foi adiado para data a determinar, adiantou ao Mais Guimarães Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV.
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.