Vitória de luto pela morte de Osvaldinho, figura marcante do clube
Numa nota publicada no seu site oficial, o Vitória lamenta "profundamente a morte de Firmino Baleizão da Graça Sardinha, conhecido como Osvaldinho, figura histórica" do emblema vitoriano, que faleceu na manhã desta terça-feira, 3 de junho, aos 79 anos.

© Vitória SC
Natural de Beja, Osvaldinho chegou a Guimarães em 1964 e tornou-se rapidamente numa referência do clube. A primeira passagem pelo Vitória decorreu entre 1964 e 1966. Regressaria em 1969, iniciando uma ligação marcante que duraria até 1978. Ao longo de 11 épocas, disputou mais de 250 jogos com a camisola do Vitória, “destacando-se pela qualidade em campo e pelo compromisso com o clube”.
Em 1974, a sua prestação valeu-lhe a convocatória para a Seleção Nacional, somando duas internacionalizações, uma das quais num histórico confronto frente à Inglaterra, no Estádio de Wembley. Na época 1970/71, representou os Conquistadores na Taça das Cidades com Feiras, após ter contribuído para o apuramento europeu na temporada anterior.
A dedicação de Osvaldinho foi reconhecida publicamente em setembro de 2023, quando foi homenageado no Estádio D. Afonso Henriques. Emocionado, recordou na altura: “Foi um orgulho enorme servir o nosso Vitória Sport Clube e a Seleção Nacional. Dei a minha vida pelo Vitória. Obrigado a toda a massa associativa e ao povo de Guimarães por todo o apoio que me deram. Escrevemos uma linda história, elevando sempre o Vitória”.
Depois de pendurar as chuteiras, escolheu viver em Guimarães, cidade que o acolheu e onde foi amplamente acarinhado por adeptos e comunidade. “O Vitória Sport Clube presta homenagem a um dos seus nomes maiores e endereça à família, amigos e vitorianos as mais sentidas condolências neste momento de profunda tristeza”, lê-se.