Vitória quer dar resposta imediata após travão frente ao FC Porto
A derrota caseira frente ao FC Porto, na última jornada do campeonato, colocou um ponto final numa série de quatro jogos sem perder do Vitória SC, dois deles referentes à Taça da Liga, competição conquistada pelos vimaranenses há duas semanas.

© Vitória SC
Na antevisão do encontro frente ao Estoril Praia, o treinador Luís Pinto sublinhou o duplo significado do desaire frente aos dragões. “A derrota tem duas vertentes: fizemos uma boa exibição e mostrámos crescimento competitivo, mas não somámos pontos. Queremos ganhar e, no limite, pontuar. A resposta que vamos dar amanhã é que vai dizer se isso abalou ou não o grupo”, afirmou.
O técnico destacou ainda o nível exibicional apresentado frente ao FC Porto, considerando que a equipa esteve “num patamar altíssimo”, deixando em aberto a ideia de que a consistência demonstrada poderá traduzir-se numa identidade consolidada. “A forma como vamos estar amanhã vai dizer se isso já é identidade. Esse é um ponto de crescimento que queremos avaliar”, referiu.
Do outro lado estará um Estoril Praia moralizado após uma expressiva goleada por 5-0 no terreno do Estrela da Amadora. Os estorilistas apresentam quase o dobro dos golos marcados em relação ao Vitória SC (33 contra 18), um dado que Luís Pinto não ignorou. “Não digo que assuste, mas é um número que eu gostava de ter do nosso lado”, disse, entre sorrisos. “É mais um motivo para termos um respeito altíssimo pelo adversário. Estamos a trabalhar para sermos mais eficazes ofensivamente e temos capacidade para ser mais acutilantes.”
O treinador dos minhotos deixou rasgados elogios ao Estoril, considerando tratar-se de “uma equipa que cria problemas muito diferentes aos adversários”, lembrando a recente deslocação dos canarinhos ao Estádio do Dragão. “Foi a equipa que criou mais dificuldades ao líder FC Porto esta época, apesar da derrota por 1-0, e isso diz muito”, vincou.
Para o encontro de sábado, João Mendes regressa às opções após cumprir castigo, ao contrário de Beni Mukendi, Telmo Arcanjo e Nélson Oliveira, que continuam indisponíveis por suspensão.
Questionado sobre a possibilidade de mais reforços no mercado, depois da chegada de Ejike, Luís Pinto admitiu que “o mercado está aberto”, embora tenha mostrado satisfação com o plantel atual. “O Vitória assumiu um projeto que muitos consideraram de risco. Em Portugal critica-se a falta de planeamento, mas o Vitória foi criticado por ter um plano. Fico feliz por perceber que temos um plantel competente”, afirmou.
O Vitória SC, oitavo classificado com 25 pontos, desloca-se ao Estádio António Coimbra da Mota para defrontar o Estoril Praia, nono com 23 pontos, a partir das 20h30 de sábado. A partida será arbitrada por Fábio Veríssimo, de Leiria.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Janeiro 26, 2026
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães mantém em curso a monitorização permanente do nível do Rio Ave e dos seus afluentes, alertando para a possibilidade de interdição de áreas caso a situação o justifique.
Janeiro 26, 2026
A atleta Sara Ferreira esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Provas Combinadas em Pista Coberta, realizado no passado fim de semana, em Braga, ao conquistar o título de bicampeã nacional sub-18 e ao bater três recordes nacionais.
Janeiro 26, 2026
Um robô colaborativo capaz de aprender com os humanos, adaptar-se ao seu ritmo de trabalho e prevenir riscos físicos é o principal resultado do projeto científico I-CATER, desenvolvido pela Universidade do Minho (UMinho) em parceria com o DTx CoLab. Os resultados finais da investigação vão ser apresentados ao público no dia 30 de janeiro, às 14h30, no campus de Azurém, em Guimarães.
Janeiro 26, 2026
Guimarães vai receber, no próximo dia 5 de fevereiro, uma exposição inédita de tecnologias desenvolvidas por estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
Janeiro 26, 2026
O Vitória garantiu o apuramento para a Fase de Campeão ao vencer a AD Sanjoanense por 3-2, na última jornada da Série A, resultado que permitiu à equipa orientada por Gil Lameiras fechar a Primeira Fase no primeiro lugar da tabela.
Janeiro 26, 2026
Luís Pinto analisou a derrota do Vitória por 4-2 frente ao Estoril, em jogo da 19ª jornada da Liga Portugal Betclic, destacando a falta de eficácia e a fraca resposta coletiva na segunda parte como fatores determinantes para o resultado.





