Vitória quer dar resposta imediata após travão frente ao FC Porto
A derrota caseira frente ao FC Porto, na última jornada do campeonato, colocou um ponto final numa série de quatro jogos sem perder do Vitória SC, dois deles referentes à Taça da Liga, competição conquistada pelos vimaranenses há duas semanas.

© Vitória SC
Na antevisão do encontro frente ao Estoril Praia, o treinador Luís Pinto sublinhou o duplo significado do desaire frente aos dragões. “A derrota tem duas vertentes: fizemos uma boa exibição e mostrámos crescimento competitivo, mas não somámos pontos. Queremos ganhar e, no limite, pontuar. A resposta que vamos dar amanhã é que vai dizer se isso abalou ou não o grupo”, afirmou.
O técnico destacou ainda o nível exibicional apresentado frente ao FC Porto, considerando que a equipa esteve “num patamar altíssimo”, deixando em aberto a ideia de que a consistência demonstrada poderá traduzir-se numa identidade consolidada. “A forma como vamos estar amanhã vai dizer se isso já é identidade. Esse é um ponto de crescimento que queremos avaliar”, referiu.
Do outro lado estará um Estoril Praia moralizado após uma expressiva goleada por 5-0 no terreno do Estrela da Amadora. Os estorilistas apresentam quase o dobro dos golos marcados em relação ao Vitória SC (33 contra 18), um dado que Luís Pinto não ignorou. “Não digo que assuste, mas é um número que eu gostava de ter do nosso lado”, disse, entre sorrisos. “É mais um motivo para termos um respeito altíssimo pelo adversário. Estamos a trabalhar para sermos mais eficazes ofensivamente e temos capacidade para ser mais acutilantes.”
O treinador dos minhotos deixou rasgados elogios ao Estoril, considerando tratar-se de “uma equipa que cria problemas muito diferentes aos adversários”, lembrando a recente deslocação dos canarinhos ao Estádio do Dragão. “Foi a equipa que criou mais dificuldades ao líder FC Porto esta época, apesar da derrota por 1-0, e isso diz muito”, vincou.
Para o encontro de sábado, João Mendes regressa às opções após cumprir castigo, ao contrário de Beni Mukendi, Telmo Arcanjo e Nélson Oliveira, que continuam indisponíveis por suspensão.
Questionado sobre a possibilidade de mais reforços no mercado, depois da chegada de Ejike, Luís Pinto admitiu que “o mercado está aberto”, embora tenha mostrado satisfação com o plantel atual. “O Vitória assumiu um projeto que muitos consideraram de risco. Em Portugal critica-se a falta de planeamento, mas o Vitória foi criticado por ter um plano. Fico feliz por perceber que temos um plantel competente”, afirmou.
O Vitória SC, oitavo classificado com 25 pontos, desloca-se ao Estádio António Coimbra da Mota para defrontar o Estoril Praia, nono com 23 pontos, a partir das 20h30 de sábado. A partida será arbitrada por Fábio Veríssimo, de Leiria.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 20, 2026
O técnico assumiu a dificuldade do desafio, mas garantiu ambição total para discutir o resultado.
Fevereiro 20, 2026
A Assembleia Municipal de Guimarães realiza no próximo dia 27 de fevereiro de 2026, às 21h00, uma sessão ordinária no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.
Fevereiro 20, 2026
Francisco Ferreira Machado, aluno do 1.º ano da Licenciatura no Departamento de Música e estudante de Viola d’Arco, foi distinguido com o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Corda Cidade de Vigo, que decorreu a 7 de dezembro.
Fevereiro 20, 2026
O treinador do Vitória, Luis Pinto, abordou, esta sexta-feira, a expectativa para o dérbi entre Vitória e Sp. Braga, destacando a intensidade e a emoção que o confronto promete.
Fevereiro 20, 2026
Cerca de uma centena de trabalhadores do Grupo Celeste concentraram-se na manhã desta sexta-feira, 20 de fevereiro, à porta da sede da empresa, em Polvoreira, numa ação de protesto marcada pela indignação e pela incerteza quanto ao futuro. Em causa está a crise de gestão que se arrasta desde o ano passado e que, segundo os trabalhadores, tem provocado atrasos no pagamento de salários e subsídios, deixando famílias sem rendimentos. O grupo emprega, na totalidade, cerca de 300 pessoas.
Fevereiro 20, 2026
Guimarães prepara-se para receber, na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro, a primeira sessão do recém-criado Vimaranes Toastmasters, um clube dedicado ao desenvolvimento de competências de comunicação e liderança. A sessão inaugural terá lugar na Biblioteca Municipal Raul Brandão, num espaço emblemático do centro histórico vimaranense, com início marcado para as 19h45.





