Vitrus Ambiente distinguida em Madrid com o prémio “Escobas de Plata”

A Vitrus Ambiente foi distinguida com o prémio internacional ‘Escobas de Plata’, na categoria de Empresas Prestadoras de Serviços, atribuído pela Associação Técnica para a Gestão de Resíduos e Meio Ambiente (ATEGRUS), com o projeto “Guarda-rios de Guimarães”.

© Vitrus Ambiente

Esta distinção foi atribuída pelo júri da ATEGRUS, em Espanha, cujos Prémios Escobas visam destacar municípios e empresas públicas e privadas em trabalhos desenvolvidos a favor do ambiente. Na sessão participaram centenas de convidados em representação de instituições e empresas da área do ambiente e oriundos de vários países.

O juri destacou o projeto de Guarda Fluvial de Guimarães que desenvolve uma “fiscalização ambiental constante com o objetivo de monitorar, conscientizar, conservar e proteger os recursos hídricos e cursos de água de ações ilegais”. Este projecto aposta, vincou também a organização, o facto de, pela primeira vez na história de Portugal, mulheres desempenharem as funções de guardas fluviais.

“É uma enorme honra obter este reconhecimento a nível internacional pelo trabalho que estamos a desenvolver na Vitrus Ambiente. O projeto de Guarda-rios já foi premiado com o Prémio Nacional de Sustentabilidade e, agora, acaba por ser distinguido no plano internacional na sequência dos resultados que evidencia ao nível da sensibilização e proteção dos recursos hídricos. É mais um projeto da Vitrus amplamente reconhecido como uma boa prática que estamos a implementar no município de Guimarães no desígnio da sustentabilidade ambiental”, salientou Sérgio Castro Rocha, no final da sessão pública realizada em Madrid.

O Concurso Escobas pretende valorizar ações que contribuam para a melhoria do ambiente e apostar na sustentabilidade, distinguindo esforços que estimulem desenvolvimentos tecnológicos e ações de sensibilização para melhorar a qualidade de vida e proteger o meio ambiente. Na categoria a qual se candidatou a Vitrus Ambiente foram ainda distinguidos dois projetos espanhóis e um do México.

A primeira edição deste concurso foi convocada pela União Europeia em 1987, no âmbito do Ano Europeu do Ambiente.

Em Espanha, a sua organização foi delegada à ATEGRUS, Membro Nacional da ISWA (Associação Internacional de Resíduos Sólidos). As edições seguintes ocorreram bianualmente desde 1990. Em 2024, a Vitrus Ambiente é a única empresa portuguesa distinguida com o prémio “Escobas de Plata”, com o projeto Guarda-rios.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES