Vitrus quer levar os copos reutilizáveis às vilas vimaranenses
O projeto CARE, que visa a utilização de copos reutilizáveis, tem como objetivo ampliar-se para as nove vilas de Guimarães, de forma a promover todo o território do concelho.
Na segunda fase do projeto que iniciou em 2018, o objetivo passa por colocar nos copos reutilizáveis imagens características de cada vila vimaranense, nomeadamente Brito, Caldas das Taipas, Lordelo, Moreira de Cónegos, Ponte, Ronfe, São Torcato, Selho S. Jorge (Pevidém) e Serzedelo.
A Vitrus pretende implementar o projeto já no início do próximo ano nas vilas vimaranenses. A população decidirá as imagens referentes a cada vila através de votação a partir do dia 02 de dezembro.
O presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, percebeu “que o projeto precisava de uma nova fase e chegar mais além.” O dirigente da Vitrus explicou que a finalidade do projeto é chegar às nove figuras de Guimarães”.
O objetivo, para o próximo ano, passa por ampliar a iniciativa a todas as freguesias do concelho: “vamos consolidar o projeto em Guimarães, mais do que na cidade, mas também sem nunca esquecer as vilas e freguesias.” Sérgio Castro Rocha ainda destacou “o sentimento de pertença” dos vimaranenses a este tipo de iniciativas.
João Pedro Castro, administrador executivo da Vitrus, explica que a empresa municipal pretende “criar copos referentes a cada vila”, de forma a promover “um território vasto e rico”. Na segunda fase, João Pedro Castro quer que a iniciativa “tenha mais dinamismo e mais envolvência da comunidade.”
O administrador executivo contou que o projeto esteve implementado em 135 eventos em 26 freguesias, e já evitou o descarte de cerca de um milhão de copos descartáveis. João Pedro Castro ainda alertou para a necessidade de “acabar com o descarte de plástico”, porque, segundo o mesmo, são produzidas 400 milhões de toneladas de plástico por ano a nível mundial.
Presente na sessão de apresentação do projeto CARE, Sofia Ferreira, vereadora com os pelouros do ambiente na Câmara Municipal de Guimarães, lembrou que a sustentabilidade ambiental é “uma missão que o município assumiu como prioridade na agenda. O reflexo dessa intenção está evidente na políticas públicas da câmara”, acrescentou.
A autarca destacou que Guimarães “é reconhecida e valorizada na área dos resíduos” e que são projetos como o CARE que “ajudam a atingir metas”. Sofia Ferreira ainda realçou “o envolvimento da comunidade” no projeto, porque, sem elas, “não conseguimos nada”. Por fim, a vereadora responsável pelo ambiente acrescentou que, durante esta semana, serão realizadas várias iniciativas no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.