Vitrus quer levar os copos reutilizáveis às vilas vimaranenses

O projeto CARE, que visa a utilização de copos reutilizáveis, tem como objetivo ampliar-se para as nove vilas de Guimarães, de forma a promover todo o território do concelho.

© Leonardo Pereira

Na segunda fase do projeto que iniciou em 2018, o objetivo passa por colocar nos copos reutilizáveis imagens características de cada vila vimaranense, nomeadamente Brito, Caldas das Taipas, Lordelo, Moreira de Cónegos, Ponte, Ronfe, São Torcato, Selho S. Jorge (Pevidém) e Serzedelo.

A Vitrus pretende implementar o projeto já no início do próximo ano nas vilas vimaranenses. A população decidirá as imagens referentes a cada vila através de votação a partir do dia 02 de dezembro.

O presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, percebeu “que o projeto precisava de uma nova fase e chegar mais além.” O dirigente da Vitrus explicou que a finalidade do projeto é chegar às nove figuras de Guimarães”.

O objetivo, para o próximo ano,  passa por ampliar a iniciativa a todas as freguesias do concelho: “vamos consolidar o projeto em Guimarães, mais do que na cidade, mas também sem nunca esquecer as vilas e freguesias.” Sérgio Castro Rocha ainda destacou “o sentimento de pertença” dos vimaranenses a este tipo de iniciativas.

© Leonardo Pereira

João Pedro Castro, administrador executivo da Vitrus, explica que a empresa municipal pretende “criar copos referentes a cada vila”, de forma a promover “um território vasto e rico”. Na segunda fase, João Pedro Castro quer que a iniciativa “tenha mais dinamismo e mais envolvência da comunidade.”

O administrador executivo contou que o projeto esteve implementado em 135 eventos em 26 freguesias, e já evitou o descarte de cerca de um milhão de copos descartáveis. João Pedro Castro ainda alertou para a necessidade de “acabar com o descarte de plástico”, porque, segundo o mesmo, são produzidas 400 milhões de toneladas de plástico por ano a nível mundial.

Presente na sessão de apresentação do projeto CARE, Sofia Ferreira, vereadora com os pelouros do ambiente na Câmara Municipal de Guimarães, lembrou que a sustentabilidade ambiental é “uma missão que o município assumiu como prioridade na agenda. O reflexo dessa intenção está evidente na políticas públicas da câmara”, acrescentou.

A autarca destacou que Guimarães “é reconhecida e valorizada na área dos resíduos” e que são projetos como o CARE que “ajudam a atingir metas”. Sofia Ferreira ainda realçou “o envolvimento da comunidade” no projeto, porque, sem elas, “não conseguimos nada”. Por fim, a vereadora responsável pelo ambiente acrescentou que, durante esta semana, serão realizadas várias iniciativas no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

 

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES