Vitrus quer levar os copos reutilizáveis às vilas vimaranenses
O projeto CARE, que visa a utilização de copos reutilizáveis, tem como objetivo ampliar-se para as nove vilas de Guimarães, de forma a promover todo o território do concelho.

Na segunda fase do projeto que iniciou em 2018, o objetivo passa por colocar nos copos reutilizáveis imagens características de cada vila vimaranense, nomeadamente Brito, Caldas das Taipas, Lordelo, Moreira de Cónegos, Ponte, Ronfe, São Torcato, Selho S. Jorge (Pevidém) e Serzedelo.
A Vitrus pretende implementar o projeto já no início do próximo ano nas vilas vimaranenses. A população decidirá as imagens referentes a cada vila através de votação a partir do dia 02 de dezembro.
O presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, percebeu “que o projeto precisava de uma nova fase e chegar mais além.” O dirigente da Vitrus explicou que a finalidade do projeto é chegar às nove figuras de Guimarães”.
O objetivo, para o próximo ano, passa por ampliar a iniciativa a todas as freguesias do concelho: “vamos consolidar o projeto em Guimarães, mais do que na cidade, mas também sem nunca esquecer as vilas e freguesias.” Sérgio Castro Rocha ainda destacou “o sentimento de pertença” dos vimaranenses a este tipo de iniciativas.

© Leonardo Pereira
João Pedro Castro, administrador executivo da Vitrus, explica que a empresa municipal pretende “criar copos referentes a cada vila”, de forma a promover “um território vasto e rico”. Na segunda fase, João Pedro Castro quer que a iniciativa “tenha mais dinamismo e mais envolvência da comunidade.”
O administrador executivo contou que o projeto esteve implementado em 135 eventos em 26 freguesias, e já evitou o descarte de cerca de um milhão de copos descartáveis. João Pedro Castro ainda alertou para a necessidade de “acabar com o descarte de plástico”, porque, segundo o mesmo, são produzidas 400 milhões de toneladas de plástico por ano a nível mundial.
Presente na sessão de apresentação do projeto CARE, Sofia Ferreira, vereadora com os pelouros do ambiente na Câmara Municipal de Guimarães, lembrou que a sustentabilidade ambiental é “uma missão que o município assumiu como prioridade na agenda. O reflexo dessa intenção está evidente na políticas públicas da câmara”, acrescentou.
A autarca destacou que Guimarães “é reconhecida e valorizada na área dos resíduos” e que são projetos como o CARE que “ajudam a atingir metas”. Sofia Ferreira ainda realçou “o envolvimento da comunidade” no projeto, porque, sem elas, “não conseguimos nada”. Por fim, a vereadora responsável pelo ambiente acrescentou que, durante esta semana, serão realizadas várias iniciativas no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 4, 2023
Vitor Silva, atleta vimaranense que corre pela Erdal-Vimarunners, e Nuno Magalhães, natural de Vizela, terminaram o trail Maxi Race, prova de 100 quilómetros que decorreu na Madeira, na quinta posição da geral.
Dezembro 4, 2023
A corporação vimaranense celebra o Dia do Bombeiro na próxima sexta-feira, dia 08 de dezembro, com a apresentação e inauguração de uma nova ambulância, oferecida por empresas de Guimarães.
Dezembro 4, 2023
A equipa dos estudantes triunfou diante do SC Horta por 28-30 e segue no quarto lugar da Divisão de Honra, com os mesmos pontos do segundo e terceiro classificado, e com menos dois pontos que o líder.