Vizela: feirantes protestam contra encerramento da feira

Cerca de meia centena de feirantes, que exercem a sua atividade, na feira semanal, em Vizela, concentraram-se na quarta-feira, dia 28, em frente ao edifício da Câmara Municipal, em protesto contra a medida de suspender a feira de Vizela.

Foto: Rádio Vizela

Luís Gomes, em representação da Associação de Feiras e Mercados do Norte, afirma que a Associação não foi notificada da suspensão da feira de Vizela, e que os feirantes mereciam mais consideração. “Nem fomos notificados. Somos poucos mas somos trabalhadores, estamos a passar uma fase muito crítica e as Câmaras só se lembram dos pequenos mas nós não somos os culpados disto. Lidamos com milhares de pessoas e poucos feirantes foram infetados, o problema não está em nós”.

Para este representante dos feirantes, a medida da Câmara de Vizela foi “injusta”, Luís Gomes espera que outros municípios da região não sigam o exemplo vizelense.

A Associação de Feiras e Mercados garante que os feirantes cumprem as regras e que o período de desconfinamento, em que as feiras estiveram a funcionar, veio provar que o principal problema não está nas feiras. Luís Gomes sublinhou o baixo número de feirantes infetados, apesar de lidarem com milhares de pessoas.

“Há pessoas aqui que estão a passar por sérias dificuldades na vida, este é o nosso sustento e não há apoios do Estado que nos aliviem as despesas”, queixou-se o porta-voz dos feirantes. Luís Gomes lembra que outros Municípios só encerraram as feiras por ordem do governo, “neste caso foi a Câmara que o fez”.

“Com o fecho das feiras em Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira, era expectável maior procura da de Vizela e estamos no centro do surto”, afirmou Victor Hugo Salgado à Rádio Vizela. O presidente diz “entender as dificuldades pelas quais os feirantes estão a passar”, mas considera que “é importante ter em atenção a saúde pública”.

O presidente da Câmara de Vizela afirma que em face da situação nos concelhos limítrofes, Vizela tem que tomar medidas antecipadas.

Os feirante acabaram por não ser recebido por nenhum responsável do município, uma vez que os vereadores e o próprio presidente estão em isolamento.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?