Vizela Romana 2025 recua ao Império com cortejos, espetáculos e mercado temático

A edição de 2025 da Vizela Romana promete três dias de animação no centro da cidade, com um programa composto por cortejos históricos, recriações temáticas, mercado romano, espetáculos e oficinas para todas as idades.

© CMV

De amanhã, sexta-feira, dia 6 a 8 de junho, domingo, Vizela volta a transformar-se em “Oculis Calidarum”, numa verdadeira viagem ao tempo do Império Romano. O evento, que decorre entre a Praça da República e o Jardim Manuel Faria, arranca na sexta-feira, 6 de junho, com o tradicional Cortejo Triumphalis (Cortejo dos Romanitos) que este ano contará com a participação de cerca de 1600 crianças das escolas do concelho. O cortejo sai do Parque das Termas, às 17h00, e termina na Praça da República, onde será feita a cerimónia de abertura com o acender da chama no “Circus Maximus”.

No sábado, dia 7, a programação atinge um dos seus pontos altos com o Cortejo Vizela Romana, agendado para as 21h15, novamente com partida do Parque das Termas. Ao longo do dia, não faltarão espetáculos, jogos romanos, falcoaria, animação de rua e recriações da vida quotidiana da época. A festa termina no domingo, 8 de junho, com o encerramento oficial marcado para as 20h00, no coração do mercado romano.

O Município de Vizela e a Associação Comercial e Industrial de Vizela (ACIV) voltam a selar parceria para envolver os comerciantes e restauração na recriação histórica, através do uso de trajes a rigor e a decoração dos espaços comerciais.

 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS