Vulto de São Sebastião é a peça do mês na Sociedade Martins Sarmento

Ao longo de 2024, a Sociedade Martins Sarmento (SMS) estuda e expõe em detalhe peças do seu acervo museológico, com o objetivo de partilhar um pouco da história dessas peças e das coleções disponíveis na SMS.

© Sociedade Martins Sarmento

A peça em destaque do mês de novembro é uma escultura de vulto de São Sebastião do séc. XVI.
A imagem representa São Sebastião, “ainda jovem, de pé, com as mãos atrás das costas, atadas ao tronco martirial. De rosto oblongo, olhos rasgados, nariz fino, boca de lábios finos, tem cabelos ondulados, presos por diadema. Seminu, veste calção curto ajustado no baixo-ventre por um laço. Tem os músculos bem delineados, com múltiplos orifícios, exibindo os ferimentos infligidos por setas que trespassaram o corpo do Santo romano”, descreve a SMS em nota enviada às redações.

A SMS escreve ainda ignorar-se a proveniência deste exemplar, que pertenceu a Albano Belino, tendo sido doado em 1907 ao museu por Delfina Rosa d’Oliveira Cardoso, viúva de Albano Belino.

Esta peça poderá ser visitada na Sociedade Martins Sarmento, localizada na Rua Paio Galvão, de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES