Workshop de fotografia convida a redescobrir as esculturas do Centro Histórico de Guimarães
A Casa da Memória de Guimarães vai promover, nos dias 18 e 25 de outubro, um workshop de fotografia dedicado à escultura pública vimaranense, orientado pelo fotógrafo José Pastor.

© A Oficina
A iniciativa decorre nas manhãs e tardes de sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, e convida os participantes a explorar o valor patrimonial e estético das esculturas presentes no Centro Histórico de Guimarães.
Autor de várias publicações sobre a escultura pública da cidade, José Pastor orientará os participantes num exercício de observação e interpretação visual, procurando captar, através da fotografia, novas perspetivas sobre o património escultórico vimaranense. O workshop propõe um diálogo entre as obras, o espaço urbano e as pessoas que nelas se refletem, destacando a forma como estas peças se tornam testemunhos vivos da história e identidade local.
Integrado no programa anual da Casa da Memória, que ao longo de 2025 tem centrado a sua programação nas figuras escultóricas de Guimarães, o workshop pretende valorizar os marcos artísticos que pontuam o espaço público e reforçar a ligação entre arte, memória e território.
A inscrição no workshop tem um custo de 15 euros e pode ser feita online, em oficina.bol.pt, ou presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos geridos pel’A Oficina — como o Centro Cultural Vila Flor, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, a Casa da Memória de Guimarães, a Loja Oficina e o CAO dos Fornos da Cruz de Pedra.
Mais informações sobre esta e outras atividades estão disponíveis em www.aoficina.pt e www.casadamemoria.pt, bem como nas redes sociais da Casa da Memória.