“Xenofobia, Islamofobia, Racismo: O ataque à democracia” em debate na ASMAV
A Associação Artística Vimaranense – ASMAV promove, este sábado, dia 17 de fevereiro, pelas 17h00, na sua sede social, na Rua de Gil Vicente em Guimarães, uma Conferência-debate sobre “Xenofobia, Islamofobia, Racismo: O ataque à democracia”
“Debater as novas circunstâncias sociais, culturais, religiosas e de acolhimento e progresso, são a motivação desta conferência-debate”, refere Francisco Teixeira, presidente da ASMAV, que convida a estarem presentes “todas e todos, de todas as variedades de ser humano”.
Serão conferencistas Fabrizio Boscaglia, especialista em Sufismo e Professor na Licenciatura de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona Lisboa; Francisco Teixeira, doutor em Filosofia e membro do Conselho Municipal da Educação de Guimarães; Sílvia Lemos, membro da Comissão Justiça e Paz, da Diocese de Braga da Igreja Católica e Paula Oliveira, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães. Moderará o debate Orlando Coutinho, mestre em Filosofia Política.
A motivação desta conferência-debate “tem a ver com a circunstância, por um lado, de um súbito emergir de tendências xenófobas, racistas e islamofóbicos em alguns setores da sociedade portuguesa, e também vimaranense, em virtude de uma rápida transformação da paisagem religiosa e do aproveitamento político de forças extremistas, e, por outro, da necessidade de pensar e agir sobre as efetivas transformações migratórias em curso, com consequências de natureza social, cultural e religiosa”, acrescenta o responsável da associação vimaranense.
Portugal, adianta também, e o “sistema de democracia-liberal e constitucional que nos suporta e constitui o nosso chão comum, parte do pressuposto da igual dignidade da pessoa humana, independentemente das suas diferenças de género, étnicas, culturais, religiosas, políticas ou de expressão sexual, no respeito pelas diferenças e pelas minorias. Para além disso, Portugal é, historicamente, um país de emigrantes, um povo que se criou e cria na miscigenação e na mistura cultural, ainda que numa parte longa da sua história o tenha feito de uma forma violenta, contra outras etnias e outros povos”.
Daí a importância deste debate, desta conferência, num Portugal que “é um país de paz, de reconhecimento, debate, diversidade e convivialidade democráticas entre todos os que respeitem ativamente a sua Constituição e a Declaração Universal dos Direito Humanos”, termina Francisco Teixeira.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 16, 2024
O Vitória levou a melhor em Braga com um triunfo por 2-0 diante dos arsenalistas. João Mendes e Tomás Ribeiro foram os autores dos golos.
Setembro 15, 2024
Na categoria de grupos de idades 12-18 masculino.
Setembro 15, 2024
A formação dos estudantes perdeu por 39-28 no pavilhão João Rocha, em Lisboa.