“Casa do Andebol em Guimarães” abriu as portas à nova época com o torneio José Carlos Correia
Este fim de semana, dias 07 e 08 de setembro, o Pavilhão Francisco de Holanda, em Guimarães, foi palco da terceira edição do torneio José Carlos Correia, uma competição organizada pelo Clube Desportivo Xico Andebol. Clube apresentou equipamentos para a nova época.
Este torneio, mais do que um simples evento desportivo, representa uma homenagem a uma figura emblemática do clube e do andebol em Guimarães, José Carlos Correia, um homem cuja vida sempre esteve profundamente ligada a esta modalidade e ao seu “clube do coração”, o Xico Andebol, que surge após a extinção do Desportivo Francisco de Holanda.
José Carlos Correia, ao ver o seu nome associado ao torneio, em declarações ao Mais Guimarães, expressou o “orgulho e a gratidão” que sente por ser lembrado anualmente pelo clube. “Significa logo à partida uma gratidão enorme saber que o meu próprio clube não me esquece e que todos os anos me faz questão de homenagear”, afirmou.
Para José Carlos Correia, este é evento não é apenas uma competição, mas um reconhecimento do seu trabalho e dedicação ao longo dos anos. “O andebol é a minha vida. Eu entrei para o andebol aos 10 anos. Acho que vou morrer aqui. Só não queria morrer no pavilhão, mas já faltou mais”, explicou entre sorrisos.
Para o ainda dirigente do clube, atual presidente do Conselho Fiscal, o Xico tem ainda um papel fundamental como clube formador, orgulhando-se de ver que 95% dos jogadores da equipa atual foram formados localmente. “Penso que devemos estar esperançosos que o Xico vai continuar a sua senda de triunfos e, principalmente, de clube bom formador”, disse, ressalvando o futuro promissor do clube.
Pedro Correia, técnico do Xico Andebol, e filho do homenageado, também fez um balanço positivo do torneio, destacando a sua importância, tanto para homenagear José Carlos Correia e outras figuras importantes para o Xico, que serão homenageadas nas próximas semanas, com o torneio feminino Paula Ferrão, ex-dirigente, e Rui Silva, atleta formado no Xico Andebol e profissional do FC Porto, e uma das peças chave da seleção nacional. “Antes de mais, este torneio serve para homenagear uma pessoa especial para o clube, que é sempre de salutar e eu fico muito contente pelo clube continuar a fazer isso”, referiu.
Um torneio que serviu também, nas palavras de Pedro Correia, para preparar a equipa para o campeonato que se avizinha. O técnico sublinhou o valor desportivo do torneio como “um teste competitivo” para a equipa, que contará com uma formação mais jovem, fruto da entrada de atletas da equipa B e dos escalões sub-20 e sub-18, além da integração de dois novos jogadores mais experientes. “A equipa trabalha muito. É uma equipa jovem mas é uma equipa que sabe o que quer e seguramente terá os seus triunfos no campeonato”, afirmou.
O Xico Andebol vai disputar a Divisão de Honra e defrontar o Sporting B na primeira jornada, agendada para sábado, 14 de setembro pelas 21h00, no Pavilhão João Rocha.
Já Mauro Fernandes, presidente da direção do Xico Andebol, evidencia a importância de eventos como o Torneio José Carlos Correia para promover o andebol na cidade e reconhecer o trabalho árduo de todos os envolvidos no clube. “Isto é uma casa aberta”, disse. “A casa do andebol em Guimarães é aqui”, vincou o dirigente, referindo-se ao clube como um espaço de acolhimento e de promoção do desporto para todas as idades e escalões.
Xico Andebol garante 2.º lugar do Torneio José Carlos Correia
O Fafe conquistou a terceira edição do torneio e a formação vimaranense ficou no 2.º lugar. O Arsenal da Devesa, de Braga, em terceiro, e em quarto o Ginásio Clube de Santo Tirso.
O Xico Andebol venceu os dois primeiros jogos e perdeu o último, por 24-27, diante do Fafe.
Confira os resultados:
1.ª Jornada
AC Fafe 31 – 29 Ginásio Santo Tirso
Xico Andebol 26 – 24 Arsenal da Devesa
2.ª Jornada
AC Fafe 28 – 28 Arsenal da Devesa
Xico Andebol 26-25 Ginásio Santo Tirso
3.ª Jornada
Arsenal da Devesa 32 – 29 Ginásio Santo Tirso
Xico Andebol 24 – 27 AC Fafe
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 12, 2024
A cidade de Guimarães vai integrar o Cities Mission Enabling City Transformation Programme, um projeto europeu focado na ação climática e financiado pela União Europeia (UE). A cidade vimaranense fará parte de um consórcio de 48 municípios da Missão Cidades, trabalhando em parceria com Porto e Lisboa para enfrentar os desafios climáticos e acelerar a implementação das estratégias de neutralidade climática.
Dezembro 12, 2024
A tradição é longa e assim vai continuar. O Agrupamento 703 de Infantas volta a apresentar o seu presépio, que este ano conta com 50m² de cenário e cerca de 100 imagens em movimento.
Dezembro 12, 2024
João Pedro Silva, mais conhecido por J.P., volta a destacar-se no panorama do futebol jovem ao ser convocado para integrar os trabalhos da Seleção Nacional de Sub-16.