Xico reduziu passivo e debateu ideias para o futuro

Foto de arquivo

O Xico Andebol reuniu, ontem, em Assembleia-geral. O presidente Diogo Leite Ribeiro apresentou o relatório de contas, destacando-se uma recuperação financeira significativa, sobretudo na redução de 55% de passivo a fornecedores, passando dos 33.258,98 euros para 15.200,96 euros e de 75% de outros passivos correntes, passando dos 51.788,95 euros para 12.650,00. O passivo não corrente foi de zero, ou seja, os responsáveis apresentaram pela primeira vez um resultado líquido do exercício positivo na casa das duas dezenas de milhar.

Resultados que só foram possíveis, segundo foi explicado, pela contenção da despesa, nomeadamente no fornecimento de serviços externos e no pessoal, destacando ainda que não foram alheios a estes resultados toda a comunidade do Xico Andebol, desde patrocinadores, encarregados de educação, atletas e treinadores, que partilharam e entenderam as dificuldades que o clube enfrentou sobretudo com a pandemia.

O vice-presidente Mauro Fernandes apresentou o plano de atividades, cujos documentos de referência que suportaram e suportam a gestão são: plano estratégico do clube, plano de sustentabilidade, avaliação de serviços na vertente dos utentes, avaliação da satisfação e motivação do colaboradores, e plano estratégico desportivo ainda em desenvolvimento.

O dirigente apresentou ainda duas propostas para debate e que gostaria de ver inscritas nos estatutos do clube num futuro breve. A primeira passará pela impossibilidade de qualquer membro da direção no exercício do seu mandato, conferido pelos sócios, empreste ou financie a atividade corrente ou extraordinária do clube. Caso isso aconteça, no final do seu mandato, perderá o direito a reclamar ou exigir qualquer quantia, assumindo que essas dívidas a existirem deverão ser consideradas como donativos. A segunda proposta passará pela obrigatoriedade das futuras direções não poderem constituir um passivo superior ao que recebeu da anterior direção.

Com o próximo ato eleitoral agendado para início de junho, elementos da atual direção mostraram disponibilidade para apresentarem uma lista que garanta a continuidade do projeto que ainda está em curso.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?