MATERIAIS DE OUTRO MUNDO E VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA NAS ESCOLAS

Mais dois investigadores vão juntar-se à iniciativa PubhD UMinho para explicar, de modo informal, em que consiste o seu trabalho de investigação. Diego Martínez-Martínez abordará o tema “Plasmas: o que são e o seu emprego em ciência de materiais”, trabalho de doutoramento concluído no Centro de Física (CF) da Universidade do Minho. A Diego junta-se Tiago Proteu, aluno de doutoramento e investigador no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto, que vai explorar o binómio “Educação Sexual e a Violência Homofóbica”.

Diego Martínez-Martínez é espanhol, está desde 2014 a fazer investigação em Portugal e apresentará algo muito “à frente”.  A matéria pode estar no estado sólido, líquido ou gasoso, certo? Não, errado! Existe um quarto estado chamado plasma, constituído por “gases muito quentes e raros no nosso planeta mas extremamente comuns no universo”, como diz Diego. Durante a sua apresentação vai explicar o que são os plasmas e como podem ser usados na criação de novos materiais com custo reduzido e propriedades muito interessantes (anti-reflexo, impermeável, auto-limpante e ultra-resistente).

Tiago Proteu iniciou o seu doutoramento em 2015 em Ciências da Educação (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCE-UP) e pretende perceber se a Educação Sexual está a ser leccionada nas escolas portuguesas tal como estipulado no programa curricular. Será que este programa poderá reduzir os comportamentos desviantes e violentos, nomeadamente contra jovens homossexuais? A violência nas escolas portuguesas é alarmante e Tiago acredita que este panorama possa ser melhorado através de um programa de Educação Sexual adequado.
O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu em Nottingham, Reino Unido (2014) e se realiza agora em 22 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL – Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, nas cidade de Braga e Guimarães. A entrada é livre.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?