O CAMPO ÀS PORTAS DA CIDADE DE GUIMARÃES

Creixomil é uma freguesia que se divide entre um espaço ainda completamente rural e uma zona já perfeitamente integrada na malha urbana da cidade. A freguesia convive bem com esta dupla vocação, como explica Rui Fumega “esta é uma festa de lavradores, mas que acaba por ter algum impacto na própria cidade”.

Concurso e exposição de gado bovino são pontos altos das festas

A cidade dá-se conta da festa quando os tratores percorrem as ruas da cidade em desfile. Este ano com um pequeno incidente, do qual resultou um ferido ligeiro, quando um dos tratores, numa manobra mal pensada atingiu um polícia municipal. O outro momento em que as festas vêm cidade é quando a procissão das velas na noite de sexta-feira vem desde a Capela de Nossa Senhora da Luz até à Capela de São Lázaro, para voltar no domingo pela manhã. Aos andores da Senhora da Luz, São Sebastião e São Miguel juntou-se este ano São João Paulo II.

Numa festa de lavradores não pode faltar uma feira de gado e assim é em Creixomil

O gado, de raça barrosã e minhota (galega) sobe em desfile desde o Laboratório da Paisagem até ao Monte de Nossa Senhora da Luz, onde é feito o concurso e onde fica depois em exposição. Na exposição é impressionante admirar os enormes touros de reprodução, mas além do gado bovino há outros animais dignos de serem vistos, como galinhas exóticas e simpáticos burros que fazem a delícia das crianças.

Centenas de pessoas assistiram à gincana de tratores

Este ano decorreu pela segunda vez, integrado nas festas, uma gincana de tratores e uma prova de esforço. Impressionantes máquinas agrícolas, bem diferentes dos vulgares tratores que estamos habituados a ver, disputaram o título do mais forte, em diversas categorias, ao longo da pista de 130 metros, montada perto do Laboratório da Paisagem. Ver uma máquina com 363 cavalos, que custa tanto como um Ferrari, puxar mais de dez toneladas a alta velocidade é um espetáculo impressionante, e foi isso que as muitas centenas de pessoas que passaram pelo evento puderam ver, ao longo da tarde de sábado.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?