UMinho organiza I Jornadas de Comunicação de Ciência
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro abre os trabalhos, às 9h45.

Diretores de comunicação de instituições nacionais e internacionais, gestores de projetos, performers, professores e jornalistas intervêm este sábado nas I Jornadas do Mestrado de Comunicação de Ciência da Universidade do Minho, que decorre online.

A iniciativa mostra a área a partir de quem a pratica, refletindo a comunicação de ciência em pandemia, como envolver o público ou divulgar em modo stand up e abordando ainda os gabinetes de comunicação. O evento tem o tema “Haja (cons)Ciência” e está a cargo dos alunos e da direção daquele mestrado.
A sessão de abertura é às 9h45, com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a presidente do Instituto de Ciências Sociais, Helena Machado, o presidente da Escola de Ciências, José González-Méijome, a diretora do mestrado, Elsa Costa e Silva, e a representante dos alunos, Ana Gomes. Segue-se um painel com David Marçal, bioquímico e autor de livros sobre ciência; e Rita Neves, comunicadora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. Às 11h30 é a vez de Inês Saavedra, cocoordenadora da Escola Aberta do European Open Science Hub Network; Alexandre Aibéo, primeiro vencedor do Famelab Portugal; e Nuno Peres, professor catedrático de Física da Escola de Ciências da UMinho.
De tarde, às 14h30, participam Ana Godinho, responsável do gabinete de Educação, Comunicação e Interação do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), e Maria João Leão, diretora executiva da Maratona da Saúde. Duas horas mais tarde juntam-se os responsáveis de comunicação do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), respetivamente Jorge Fiens, Olga Magalhães e Sandra Pinto.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.
Abril 24, 2025
O Vitória vai voltar a organizar o Soccer Camp 2025, um programa de férias desportivas e lúdicas que promete encher a Academia vitoriana durante o mês de julho.