Melhoria das infraestruturas da GNR das Taipas integra agenda municipal

A Câmara Municipal de Guimarães realiza na próxima terça-feira, 22 de julho, uma reunião ordinária com uma extensa ordem de trabalhos.

© CMG

A reabilitação e refuncionalização do edifício do posto territorial da GNR das Taipas será um dos pontos para votar a reunião da Câmara Municipal de Guimarães, marcada para a próxima terça-feira, 22 de julho. A intervenção, que representa um investimento de 1,67 milhões de euros, tem como objetivo modernizar as instalações, criando melhores condições de trabalho para os militares da GNR e reforçando a segurança e operacionalidade no território.

A obra será executada de forma faseada, mediante a aprovação da repartição de encargos e compromissos plurianuais. Este processo integra um pacote nacional de investimentos no valor global de 22 milhões de euros, formalizado em abril através de contratos interadministrativos assinados entre a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a GNR, a PSP e diversas autarquias.

A sessão camarária terá início com a apresentação da certificação legal das contas consolidadas do município, acompanhada dos pareceres da auditoria externa, bem como da análise das situações económico-financeiras da CASFIG e da Vimágua. Serão ainda apreciados diversos ofícios remetidos pela Assembleia Municipal, relativos às sessões de junho.

A reunião contempla também um conjunto de deliberações relacionadas com as freguesias, nomeadamente atribuição de apoios financeiros e delegações de competências para obras em escolas, arruamentos, parques infantis e outros espaços públicos, abrangendo freguesias como Leitões, Brito, Costa, Guardizela, Caldelas, Abação e Gémeos, entre outras.

Na área da educação, serão discutidas propostas de apoio a alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo para o ano letivo 2025/2026, bem como a renovação do protocolo com a associação Teach for Portugal. Em cima da mesa estará ainda a atribuição de apoios ao programa “Verão no Campus” da Universidade do Minho, ao Torneio de Retórica de Guimarães e ao projeto “Recircula”, no âmbito da candidatura da empresa GET GREEN ao programa Portugal Inovação Social.

O desporto também estará representado na ordem de trabalhos, com o reconhecimento de interesse público das instalações do Grupo “Os Sandinenses” e o parecer para atribuição do estatuto de utilidade pública ao Guimagym – Clube de Ginástica de Guimarães.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS