Melhoria das infraestruturas da GNR das Taipas integra agenda municipal
A Câmara Municipal de Guimarães realiza na próxima terça-feira, 22 de julho, uma reunião ordinária com uma extensa ordem de trabalhos.

© CMG
A reabilitação e refuncionalização do edifício do posto territorial da GNR das Taipas será um dos pontos para votar a reunião da Câmara Municipal de Guimarães, marcada para a próxima terça-feira, 22 de julho. A intervenção, que representa um investimento de 1,67 milhões de euros, tem como objetivo modernizar as instalações, criando melhores condições de trabalho para os militares da GNR e reforçando a segurança e operacionalidade no território.
A obra será executada de forma faseada, mediante a aprovação da repartição de encargos e compromissos plurianuais. Este processo integra um pacote nacional de investimentos no valor global de 22 milhões de euros, formalizado em abril através de contratos interadministrativos assinados entre a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a GNR, a PSP e diversas autarquias.
A sessão camarária terá início com a apresentação da certificação legal das contas consolidadas do município, acompanhada dos pareceres da auditoria externa, bem como da análise das situações económico-financeiras da CASFIG e da Vimágua. Serão ainda apreciados diversos ofícios remetidos pela Assembleia Municipal, relativos às sessões de junho.
A reunião contempla também um conjunto de deliberações relacionadas com as freguesias, nomeadamente atribuição de apoios financeiros e delegações de competências para obras em escolas, arruamentos, parques infantis e outros espaços públicos, abrangendo freguesias como Leitões, Brito, Costa, Guardizela, Caldelas, Abação e Gémeos, entre outras.
Na área da educação, serão discutidas propostas de apoio a alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo para o ano letivo 2025/2026, bem como a renovação do protocolo com a associação Teach for Portugal. Em cima da mesa estará ainda a atribuição de apoios ao programa “Verão no Campus” da Universidade do Minho, ao Torneio de Retórica de Guimarães e ao projeto “Recircula”, no âmbito da candidatura da empresa GET GREEN ao programa Portugal Inovação Social.
O desporto também estará representado na ordem de trabalhos, com o reconhecimento de interesse público das instalações do Grupo “Os Sandinenses” e o parecer para atribuição do estatuto de utilidade pública ao Guimagym – Clube de Ginástica de Guimarães.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 28, 2025
Empate acaba por ser considerado justo.
Dezembro 28, 2025
As contas do Moreirense Futebol Clube relativas à última época foram aprovadas por unanimidade, em assembleia geral realizada no Auditório do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
Dezembro 28, 2025
Na tarde de 1 de janeiro.
Dezembro 28, 2025
Afonso Sousa renovou contrato com o Vitória até 2029, prolongando a ligação ao emblema vimaranense que representa desde a temporada 2021/2022.
Dezembro 28, 2025
O calendário de 2026 traz menos oportunidades de descanso prolongado do que outros anos, mas ainda assim oferece cinco fins de semana prolongados.
Dezembro 27, 2025
Tiago Sousa foi convocado para representar a Seleção Nacional sub-20 no início de 2026. O atleta do Vitória Sport Clube, de 19 anos, integra a lista de 16 jogadores chamados para disputar o Torneio 4 Nações, que terá lugar em Angers, França, entre os dias 7 e 11 de janeiro.





