Yeimar Mosquera: “Representar o Vitória é uma oportunidade linda”
O Vitória assegurou a contratação de Yeimar Mosquera. O defesa-central colombiano, de 21 anos, chega a Guimarães proveniente do Aston Villa, a título definitivo, e assinou um contrato válido até 2030.

© VSC
Internacional jovem pela Colômbia, com participações no Mundial de sub-20 e no Campeonato Sul-Americano da categoria, Mosquera inicia uma nova etapa na carreira depois de ter pertencido aos quadros do Aston Villa entre 2024 e 2026. Durante esse período, foi cedido ao Real Unión, de Espanha, antes de regressar ao clube inglês na última época.
Nas primeiras declarações como jogador vitoriano, o defesa mostrou-se satisfeito com a receção e com o primeiro contacto com a cidade. “As minhas primeiras impressões foram muito boas. O estádio é muito bonito. Achei a cidade muito bonita e parece-se com alguns locais onde já vivi. Gosto do ambiente de uma cidade como esta”, afirmou.
A presença do compatriota Juan Castillo no plantel é outro fator que facilita a adaptação. Mosquera revelou conhecer o lateral colombiano desde os tempos em que este atuava na primeira divisão do seu país e mostrou entusiasmo por voltar a partilhar uma equipa com um compatriota. “Ainda não tive a oportunidade de falar com ele, mas vamos conhecer-nos em breve e estou entusiasmado por ter um compatriota na equipa”, referiu.
Sobre o seu percurso, o central recordou os primeiros passos no Orsomarso, na segunda divisão colombiana, antes da transferência para o Aston Villa. “O Aston Villa foi buscar-me e cedeu-me ao Real Unión de Espanha. Depois regressei ao Aston Villa e agora estou aqui para representar o Vitória. Sei que vai ser uma etapa feliz”, disse.
Mosquera descreveu-se como um jogador intenso e com capacidade de liderança. “Sou um jogador muito agressivo, muito forte nos duelos, conduzo muito bem a bola e sou um líder. Tenho uma personalidade muito alegre. Estou sempre com um sorriso e quero continuar a ser uma boa pessoa”, destacou.
O defesa revelou ainda que esta é a sua primeira experiência em Portugal e que pretende aproveitar os próximos dias para conhecer melhor Guimarães, os novos colegas, a equipa técnica e toda a estrutura do clube.
Quanto aos objetivos, não escondeu a ambição de corresponder às expectativas. “Achei que representar o Vitória era uma oportunidade linda para continuar a desfrutar deste desporto maravilhoso que é o futebol. Quero aproveitar esta oportunidade de jogar na primeira divisão da melhor forma possível. Farei tudo para que a minha passagem pelo Vitória corra bem”, garantiu.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Agosto 16, 2026
A Festa da Juventude de São Torcato 2026 já tem cartaz completo e promete dois dias de muita música, humor e animação no Parque do Lago, nos dias 11 e 12 de setembro.
Agosto 16, 2026
O Largo da Comissão, na Penha, recebe este domingo, 16 de agosto, às 15h00, mais uma iniciativa de “O Verão é na Penha”, desta vez com um concerto de Francisco Ferreira. Com mais de 35 anos de carreira, o músico apresenta um repertório versátil, que percorre temas originais e versões de grandes êxitos da música portuguesa e internacional.
Agosto 16, 2026
Suspeitas terão furtado artigos de um estabelecimento comercial e agredido uma funcionária. PSP recuperou o material furtado.
Agosto 16, 2026
Vimaranenses venceram por 2-0, com Mathias Tepe a bisar na segunda parte. Vitória foi dedicada à memória de Emílio Macedo da Silva.
Agosto 15, 2026
Maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães decorre a 13 de setembro e tem como lema “Com Maria, servir e acolher a todos”
Agosto 15, 2026
Tiago Margarido reconhece primeira parte abaixo do exigido, mas destaca reação dos Conquistadores: “Vamos aprender com os erros”





