24 de junho de 2028
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesÉ da mais elementar justiça que o Dia de Portugal se comemore a 24 de junho e que este dia seja, por esse motivo, eleito feriado nacional.
Num país que comemora a Implantação da República, ou a Restauração da Independência, não se celebrar o dia em que a nação nasceu, não faz qualquer sentido.
24 de junho de 1128, dia da batalha de S. Mamede, foi, de facto o primeiro dia, o primeiro ato de afirmação de Portugal. A todos os 24 de junho Portugal faz anos! E daqui a sete anos fará 900.
Esta semana, Domingos Bragança anunciou o objetivo de Guimarães realizar, em 2028, comemorações dignas dessa efeméride. Guimarães, e os vimaranenses devem iniciar já o trabalho de preparação desse momento de afirmação da cidade como berço da nacionalidade e berço da lusofonia.
Há umas semanas, como membro da Grã Ordem Afonsina, participei numa reunião com Domingos Bragança, em que apresentámos esta urgência em sensibilizar e envolver a comunidade para esse momento especial.
É, por isso, com satisfação que vemos o presidente da Câmara Municipal anunciar este objetivo comum, este desígnio vimaranense.
É hora de iniciarmos esse caminho, de afirmação de Guimarães no país e no mundo lusófono, e de cerrarmos fileiras na defesa do Dia de Portugal.
Que, não sendo antes, pelo menos em 2028, ao 24 de junho seja feita justiça.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 10, 2024
Encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal está agendado para o dia 19 de outubro, um sábado, pelas 16h15 no Estádio Capital do Móvel.
Outubro 10, 2024
O Vitória Sport Clube ia estrear-se em casa no próximo sábado, dia 12 de outubro, frente ao Imortal Basket Club. Confirmado o adiamento da segunda jornada, a estreia no Pavilhão Unidade Vimaranense e na época 2024/2025 vai ter de esperar.
Outubro 10, 2024
Utente do Centro Social de Brito, Polo do Paraíso, celebrou esta quarta-feira, 09 de outubro, o seu centenário junto de familiares e amigos.