24 de junho de 2028
Por Eliseu Sampaio.

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesÉ da mais elementar justiça que o Dia de Portugal se comemore a 24 de junho e que este dia seja, por esse motivo, eleito feriado nacional.
Num país que comemora a Implantação da República, ou a Restauração da Independência, não se celebrar o dia em que a nação nasceu, não faz qualquer sentido.
24 de junho de 1128, dia da batalha de S. Mamede, foi, de facto o primeiro dia, o primeiro ato de afirmação de Portugal. A todos os 24 de junho Portugal faz anos! E daqui a sete anos fará 900.
Esta semana, Domingos Bragança anunciou o objetivo de Guimarães realizar, em 2028, comemorações dignas dessa efeméride. Guimarães, e os vimaranenses devem iniciar já o trabalho de preparação desse momento de afirmação da cidade como berço da nacionalidade e berço da lusofonia.
Há umas semanas, como membro da Grã Ordem Afonsina, participei numa reunião com Domingos Bragança, em que apresentámos esta urgência em sensibilizar e envolver a comunidade para esse momento especial.
É, por isso, com satisfação que vemos o presidente da Câmara Municipal anunciar este objetivo comum, este desígnio vimaranense.
É hora de iniciarmos esse caminho, de afirmação de Guimarães no país e no mundo lusófono, e de cerrarmos fileiras na defesa do Dia de Portugal.
Que, não sendo antes, pelo menos em 2028, ao 24 de junho seja feita justiça.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 10, 2023
Após ter liderado a única candidatura que se submeteu a sufrágio, Hugo Teixeira mostrou-se muito satisfeito com a união em torno da candidatura que liderou, que acredita mostrar “uma vontade inequívoca dos militantes em trabalharem conjuntamente para enfrentar os desafios das jovens gerações, mas que o próprio distrito e o país enfrentam atualmente”.
Dezembro 10, 2023
Com a intenção de "promover causas e contribuir para o bem-estar da sociedade vimaranense", uma comitiva da equipa B do Vitória deslocou-se à Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, neste sábado, dia 09 de dezembro, onde entregou um donativo e conviveu com os utentes da instituição.
Dezembro 10, 2023
Decorreu no passado fim de semana, entre 01 e 03 de dezembro, no Teatro Jordão em Guimarães, um dos maiores festivais de Dança Oriental do Mundo: o "G. O. Dance Festival 2023", Guimarães Oriental Dance Festival.