38 países, 200 histórias: a Universidade do Minho volta a falar todas as línguas
Mais de 200 estudantes em mobilidade, provenientes de 38 países, vão frequentar a Universidade do Minho (UMinho) durante o segundo semestre letivo. Os estudantes chegaram ao abrigo do Programa Erasmus+ e de vários acordos de cooperação internacional, passando já a integrar a vida académica dos campi da instituição.

© UMinho
O programa de receção e acolhimento (Welcome Day) decorreu na passada sexta-feira, 30 de janeiro, no campus de Azurém, em Guimarães. Itália, Brasil, Turquia, Espanha, França e Alemanha são os países com maior número de estudantes representados neste grupo.
A sessão de abertura incluiu vários momentos informativos dedicados à apresentação dos serviços e unidades da UMinho, como o apoio educativo e informático, bibliotecas, ação social, apoio psicológico, centro de línguas e tutorias por pares. Foram ainda divulgadas as iniciativas e projetos da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), do Erasmus Student Network Minho (ESN Minho) e da Provedora do Estudante.
Após o almoço na cantina universitária, que proporcionou um momento de convívio entre estudantes de diferentes nacionalidades, teve lugar uma intervenção da Câmara Municipal de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, destacando o estatuto de Guimarães como Capital Verde Europeia 2026. Devido às condições meteorológicas adversas, as atividades ao ar livre previstas para a tarde foram substituídas pelo “bingo humano”, promovido pela AAUMinho e pela ESN Minho, no Auditório Nobre do campus de Azurém.
Ao longo desta e da próxima semana, entre 2 e 13 de fevereiro, estão previstas várias atividades de integração, incluindo reuniões com o Serviço de Apoio à Internacionalização e com os coordenadores académicos de mobilidade da UMinho, organizadas por área científica.
A iniciativa, promovida semestralmente pela Unidade de Serviço de Apoio à Internacionalização, tem como principal objetivo dar a conhecer a Universidade do Minho e as cidades onde está inserida, promovendo um acolhimento próximo e criando condições para uma integração académica, social e cultural positiva. Neste semestre, os estudantes chegam de países como Alemanha, Brasil, França, Itália, Turquia, Reino Unido, Ucrânia, Marrocos, Índia, Angola, Moçambique, entre muitos outros.





