Vimaranense Maria José Fernandes já tomou posse como presidente do CCISP 

A 17 de fevereiro de 2022, através de ato eleitoral, Maria José Fernandes foi eleita por unanimidade para presidir o CCISP.

maria-josé-fernandes-com-barra

A presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Maria José Fernandes tomou posse esta quarta-feira, 27 de abril, como presidente do Conselho Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). A tomada de posse realizou-se no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). 

© Direitos Reservados

O presidente cessante do CCISP, Pedro Dominguinhos, em jeito de balanço, uma vez que o Dia da Liberdade decorreu poucos dias antes, referiu que o ensino superior cumpriu a sua missão em não “discriminar pela condição económica e social, promover a democracia e o desenvolvimento”. Salvaguardou ainda o facto de as regiões estarem hoje “mais prósperas e internacionais com horizonte de esperança diferente dos de há 48 anos atrás”.  Pedro Dominguinhos parabenizou a nova presidente do CCISP dando parecer da sua visão estratégica e por superar os objetivos que lhe são propostos. 

A 17 de fevereiro de 2022, através de ato eleitoral, Maria José Fernandes foi eleita por unanimidade para presidir o CCISP. No seu discurso, agradecer o “trabalho de qualidade e afirmação do ensino politécnico do presidente cessante” e a “continuar a missão de qualificação do nível dos portugueses no desenvolvimento regional e nacional, afirmar os espaços europeus do ensino superior politécnico, assim como continuar o trabalho que já tem dado grandes passos no que respeita a designação das Universidades Politécnicas e na atribuição do grau de doutor”, refere o IPCA em comunicado.

A presidente fez lembrar ainda que “não há investimento sem financiamento” e que as instituições se gerem hoje em dia em grande parte por receitas próprias. Por fim, Maria José Fernandes referiu que umas das prioridades para o seu mandato é “promover o sucesso académico e combater o abandono escolar”. 

O Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, mostrou gratidão pelo percurso que foi feito até então. “Este percurso tem instituições, tem rostos. Uns a desempenhar funções neste momento outros que deram ao longo de décadas o seu contributo para o ensino superior politécnico”. O secretário de estado referiu ainda o compromisso das instituições de ensino superior para o país e para o contributo para a coesão territorial. 

No evento marcaram presença membros do Governo: a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes; a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira e vice-presidentes, pró-presidentes e diretores do IPCA. 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES