Vitória SC: a história de 100 anos em caricaturas
Primeiro foi lançado o livro “O Clube do Rei – [...]

cartoons

Primeiro foi lançado o livro “O Clube do Rei – 100 Anos, 100 Cartoons”. E ontem as caricaturas assinadas por Miguel Salazar ganharam uma nova vida numa parede do Centro de Atividades da Irmandade de São Torcato. A exposição foi inaugurada ao início da noite desta quinta-feira ao abrigo das comemorações promovidas pela Comissão do Centenário. António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, marcou presença no evento.
Rostos de diferentes gerações juntam-se, desde ontem, numa parede em São Torcato. O responsável é o cartoonista Miguel Salazar. Nesta parede poucas molduras separam o desenho de Paulinho Cascavel do desenho de Rochinha. O bigode farto de um convida à nostalgia dos tempos idos e o cabelo de outro é sinónimo de contemporaneidade. Reuni-los para que outros os possam lembrar é um sonho realizado do artista. “Ter uma exposição destas, aberta ao público, é uma realização que é difícil de explicar”, começou por dizer aos presentes. E prosseguiu na tentativa de explicar a importância do momento: “as caricaturas, na maior parte das vezes, só voltam a renascer aqui nas paredes, que é a altura em que vão ser vistas”. E a intenção é que outros olhos possam dar vida às linhas que o artista traçou. Miguel Salazar revelou que a intenção é que a exposição passe por outros pontos do concelho: “a ideia é que esta exposição corra, pelo menos, as nove vilas do concelho”.
António Miguel Cardoso, representante máximo do clube, marcou presença em São Torcato para testemunhar uma “paixão digna de registo”. O presidente do emblema vimaranense considera que é importante “ter alguém que tenha a capacidade, nos seus momentos mais tranquilos, de pensar o Vitória e viver o Vitória” especialmente numa altura em que “todos nós vivemos o dia-a-dia com velocidade, com pressa”. E é importante, explicou, sobretudo porque naquelas paredes não está “só uma caricatura”, mas “a história que está por trás”.





