Marcha pela Paz e Clima reúne 900 estudantes no Toural
Os mais jovens quiseram mostrar que “estão atentos” e que “exigem um planeta sustentável”.
Cerca de 900 estudantes dinamizaram, esta manhã de terça-feira, no Toural, uma Marcha pela Paz e pelo Clima. Francisca Fernandes é a autora da inicitiva que levou os alunos da Escola francisco de Holanda, Escola Básica da Pegada, Santa Luzia e Egas Moniz a pecorrerem as artérias da cidade.
“O objetivo é chamar à atenção para os conflitos armados pelo mundo e para as alterações climáticas, que, por vezes, parecem ficar esquecidas. Não temos um planeta B. É uma coexistência porque para conseguirmos que haja paz precisamos de um planeta para desfrutar dessa mesma paz”, começou por explicar a estudante em entrevista ao Mais Guimarães, destacando as diversas consequências das alterações climáticas tais como “as secas, as inundações, as migrações forçadas e a fome”.
Pretendendo chamar à atenção “dos mais velhos e do Governo”, os mais jovens quiseram mostrar que “estão atentos” e que “exigem um planeta sustentável”, vincou a aluna da Escola Francisco de Holanda.
Para Rosalina Pinheiro, diretora da Escola Francisco de Holanda “este tipo de iniciativas são um orgulho, especialmente quando partem da vontade dos alunos”.
“Este é um sinal de que a cidadania existe e está em marcha. Ouvimos estes temas serem falados nos meios de comunicação social e chegamos a um ponto em que já parece quase “normal”. Estes alunos estão precisamente a refutar essa ideia e a lutar por um mundo melhor, até porque o merecemos”, explicou a responsável.
Destacando o apoio incondicional da direção para este tipo de atividades desenvolvidas e pensadas pelos mais jovens, Rosalina Pinheiro considera que ainda há um longo caminho a percorrer.
“Temos um grupo significativo, mas ainda muito pequeno de jovens que são proativos e que querem empurrar o mundo”, referiu a dirigente, lamentando o “grande número de jovens que se deixam empurrar não pelo mundo, mas sim pelas redes sociais e por outras coisas que não ultrapassam um palmo para além do umbigo”.
Sob o mote da esperança e otimismo, que são as bandeiras do agrupamento, Rosalina Pinheiro diz não ter dúvidas que “temos um futuro e estes jovens hoje aqui presentes são a prova disso”.
A Marcha pela Paz e pelo Clima contou com intervenções dos diversas entidades presentes, bem como vários momentos musicais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.