A Oficina: mês de julho preenchido e com várias propostas criativas
De 4 a 8 e de 11 a 15 de julho, a Educação e Mediação Cultural d’A Oficina promove iniciativas dedicadas aos mais novos na Loja Oficina, no CIAJG, na CDMG, no CCVF e no EO.
As primeiras semanas de julho em Guimarães irão proporcionar diversas oportunidades ao mais novos para “explorações de novos saberes e gostos, com a criação de oficinas de poesia, criação de figuras articuladas, de olaria, de arte perfomativas, de teattro e técnicas de impressão e estamparia em tecido”
Nesse sentido, a Oficina irá potenciar a descoberta através de várias propostas criativas que irão decorrer entre 4 a 8 e de 11 a 15 de julho na Loja Oficina (LO), no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), Casa da Memória (CDMG), Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e Espaço Oficina (EO).
Na semana de 4 a 8 de julho, sempre das 14h30 às 16h30, a oficina ”Loja Oficina de Vender Poetas” será realizada em processo contínuo de criação ao longo de toda a semana. Esta oficina dirigida a 15 participantes maiores de 6 ano propõe a exploração da palavra, do corpo e do próprio espaço para que no fim se possa convidar o público em geral a desfrutar de um encontro único.
Na semana que se segue, atravessa vários outros espaços culturais de Guimarães de 11 a 15 de julho, às 10h00 e às 15h00, com novas oficinas criativas a cada dia que passa. Neste caso, a participação é igualmente reservada a 15 pessoas maiores de 6 anos de idade e tem o preço de 2 euros por participante (por sessão, com cerca de 120 minutos de duração), mediante inscrição prévia nas mesmas condições acima referidas.
Na segunda-feira, o CIAJG é palco para novos criadores com novos saberes e muita criatividade à mistura na oficina de criação de figuras articuladas. “Meio Isto Meio Aquilo” é o nome da pele que reveste todos os seres e peças que daqui irão nascer às mãos dos exploradores mais novos na companhia da orientadora Teresa Arêde. A terça-feira convida a percorrer uma tradição feita de barro e de histórias, a olaria vimaranense. Orientados por Maria Fernanda Braga e inspirados pela Cantarinha dos Namorados, os mais novos têm a oportunidade de fazer parte das “Histórias de Cântaros e Cantarinhas”.
Chegados a quarta-feira, dá-se a entrada d’ “O elefante na sala”, oficina de artes performativas orientada por Luísa Abreu na Sala de ensaios do CCVF. O dia 14 de julho, quinta-feira, acontece “Entre o palco e os bastidores”, com Matilde Magalhães a orientar uma oficina de teatro a ter lugar no Espaço Oficina. A partir de jogos teatrais, com um pouco de movimento à mistura, parte-se em conjunto à descoberta para entender o que é ser um ator ou uma atriz, e para descobrir ainda os bastidores do Espaço Oficina, desde os camarins aos figurinos.
O úlltimo dia desta jornada de oficinas de férias de verão realiza-se a 15 de julho na Casa da Memória, com Teresa Arêde ao leme para dirigir os jovens participantes até “Sonhos de Bolso”, oficina de técnicas de impressão e estamparia em tecido a desenharem sonhos, aqueles que sonhámos ontem e os que sonhamos para o futuro.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.