“Guimarães, Cidade Nossa” propõe revisitação e revelação de Guimarães
Visita guiada performativa-teatral ao centro de Guimarães.
“Guimarães, Cidade Nossa” é um espetáculo itinerante que sugere uma revisitação e revelação da cidade a partir da experiência e perfil dos imigrantes que nela habitam (através dos seus testemunhos, recolhidos numa primeira fase de encontros). Terá três sessões, a 30 e 31 de julho, e a 1 de agosto.
Com direção de Rita Morais e interpretação de Luísa Maria, Francisca Sarmento e Tatiana Neves Rocha, esta é uma visita guiada performativa-teatral ao centro de Guimarães, protagonizada por artistas-atrizes, ex-alunas de Teatro da UMinho em Guimarães.
Também elas estão “em movimento” e com um olhar instigador sobre a cidade que conduzem pelas vivências, narrativas e geografias dos imigrantes participantes na pesquisa, como os lugares que mais frequentam ou evitam e os lugares de memórias marcantes positiva e negativamente.
O projeto procura investigar a imigração e as migrações enquanto veículos de revelação, questionamento, aprofundamento e (re)definição da identidade, ou, melhor dizendo, das identidades de uma cidade.
A visita guiada performativa-teatral passa pelo largo inferior do Plataforma das Artes, pelo largo do Convento de São Domingos, Toural, rua de Vila Flor, travesso do Rio de Couros, largo do Cidade, rua de Couros, alameda de S. Dâmaso, largo do Retiro, terminando nos 20 Arautos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.