Câmara chamou agentes culturais e artísticos a participarem no Plano Estratégico Municipal para a Cultura

A sessão decorreu este sábado, no âmbito do processo de elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032.

paulo-lopes-silva-com-barra

Agentes culturais e artísticos, representantes de associações e ainda vimaranenses interessados na construção das políticas culturais, marcaram presença e participaram de uma “forma ativa” na Conferência Municipal Cultura Guimarães, anunciou o município em comunicado às redações.

A sessão decorreu este sábado, no âmbito do processo de elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032.

 © Direitos Reservados

“Quisemos avançar para este Plano Municipal Estratégico através desta metodologia muito participativa, para construir um documento claro de orientação do caminho, nas Políticas Culturais, e que seja assumido coletivamente, refletindo o pensamento dos agentes e do território”, salientou o vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva.

Ao longo desta sessão de trabalho, acompanhadas por observadores externos a Guimarães, foram apontadas as principais fragilidades e forças na área da cultura, assim como as boas e más práticas.

Paulo Lopes Silva anunciou que os primeiros resultados serão conhecidos já no início de 2023, com a publicação dos relatórios de públicos da cultura e das artes, e das dinâmicas ligadas ao setor criativo e cultural do território de Guimarães.

Esta sessão foi organizada pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do CECS-UMinho, com a participação dos cidadãos em quatro grandes temáticas: “Políticas culturais municipais na última década”; “Guimarães: Património da Humanidade & Capital Europeia da Cultura”; “Mediação Cultural e Públicos da cultura”; “Políticas culturais municipais para a próxima década”. 

As propostas apresentadas serão vertidas no documento para o Plano Estratégico Municipal Cultura. A partir do próximo mês de janeiro terá início um laboratório colaborativo para a continuidade na construção deste Plano Estratégico.

Entretanto, continua disponível o inquérito que visa a participação do público em geral para caracterizar os perfis dos públicos da cultura de Guimarães, através da plataforma online (https://bit.ly/QuestionarioPublicos_Guimaraes2022).

A participação neste estudo garante o desconto de 50% na compra de um bilhete para um evento para a programação regular própria paga dos equipamentos da Casa de Memória, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e do Centro Cultural Vila Flor. O desconto não pode ser aplicado no Guimarães Jazz, por ter uma política de desconto já pensada, e não pode ser utilizado de forma cumulativa com outros descontos já existentes. Para usufruir do desconto só precisa de se dirigir à bilheteira dos equipamentos, a partir da segunda-feira seguinte a submeter o questionário, indicando o código que lhe será enviado por correio eletrónico 48 horas após a submissão.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES