Há 10 anos, Guimarães preparava-se para 48 horas de festa

"Então ficamos…" foi a mensagem do espetáculo que abriu a programação de encerramento da Guimarães 2012. Seguiu-se a "Festa do não fim do mundo", numa sucessão de eventos ao longo de 48 horas.

cec-2012-barra-natal

“Então ficamos…” foi a mensagem do espetáculo que abriu a programação de encerramento da Guimarães 2012. Com a “Festa do não fim do mundo”, houve uma sucessão de eventos ao longo de 48 horas.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

Sexta-feira, 21 de dezembro de 2012, marcava o início do fim. O Multiusos recebia um espetáculo que foi o culminar de dois anos de trabalho desenvolvido na comunidade vimaranense, apresentado por centenas de pessoas que participaram nas várias residências artísticas nas freguesias que preencheram os anos de 2011 e 2012.

Guimarães preparava-se para receber, novamente, La Fura Dels Baus. “Tempo para Guimarães ser mais” deu o mote para o último espetáculo a companhia catalã. O cavalo e o “transformer” voltaram ao Toural para, entre uma parada de tochas, vídeo mapping, uma rede humana e um coro infantil fecharam a CEC 2012.

Também o regresso do evento Mi Casa es tu Casa marcou o encerramento do ano em que Guimarães tinha sido Capital Europeia da Cultura.  Valter Lobo, Osso Vaidoso, António Chainho, Samuel Úria, Noiserv, Manuel João Vieira, Márcia, JP Simões, Capicua foram alguns dos muitos nomes presentes.

No domingo, a Gala de Natal da RTP marcou o verdadeiro final. O Natal subiu ao palco do Multiusos com um concerto no qual foram interpretados os ícones musicais tradicionais da quadra pela Fundação Orquestra Estúdio e por convidados surpresa.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS